UFCSPA recebe a comunidade externa

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) realiza, no dia 25 de maio, sábado, das 9h às 17h, o seu evento de portas abertas à comunidade: UFCSPA Acolhe. Em sua terceira edição, a atividade tem um objetivo maior do que apenas apresentar os 16 cursos de graduação da instituição a jovens que estão em fase de conclusão do ensino médio. São mais de 100 ações voltadas para pessoas de todas as idades, de forma a mostrar o que é realizado na universidade e como isso impacta na vida cotidiana.

Haverá estandes, palestras, oficinas, atividades culturais, atividades de bem-estar, entre outras. Na programação, ações fixas – que ocorrerão ao longo de todo o dia – e atividades com hora marcada, como oficinas culinárias e farmacêuticas, por exemplo. Também ocorrerão atividades instrutivas, como preparação para primeiros socorros e dicas de cuidado com lentes de contato. No campo das tecnologias, interatividade com óculos de realidade virtual e a confecção de protótipos com impressora 3D são alguns exemplos. Para as crianças, teatro de fantoches, jogos educativos e espaços lúdicos. Para os idosos, oficina de balé para terceira idade e várias atividades para aferição de saúde. Na área cultural, leituras, oficina de técnica vocal e apresentação do Coral UFCSPA.Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Além de todas essas atividades, os participantes do UFCSPA Acolhe também poderão visitar o último dia da edição 2019 do Museu de Anatomia Humana. A exposição, que reúne trabalhos feitos nas aulas de anatomia, com o uso de corpos doados para estudo, recebe anualmente milhares de visitantes, entre eles dezenas de escolas da capital e da região metropolitana de Porto Alegre. Orientado por estudantes da universidade, os visitantes do Museu de Anatomia aprendem mais sobre o corpo humano e seu funcionamento.

A UFCSPA é uma universidade federal pública e gratuita localizada na rua Sarmento Leite, 245, no centro histórico de Porto Alegre. Foi criada em 1961, como Faculdade Católica de Medicina e desde janeiro de 2008 é uma universidade federal. É a principal parceira em educação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre na realização de atividades de saúde, tendo grande parte de seus professores e alunos atuando nesse complexo hospitalar. Além da Santa Casa, a UFCSPA atua em parceria com vários hospitais e unidades básicas de saúde de Porto Alegre. A UFCSPA possui 16 cursos de formação universitária, todos voltados para a área da saúde e 12 programas de pós-graduação, além de especializações e programas de residência médica e residência multiprofissional.

A programação completa do UFCSPA Acolhe pode ser conferida neste link: MailScanner has detected definite fraud in the website at “bitly.com”. Do not trust this website: bitly.com/UFCSPAacolhe.