UFERSA – Congresso discute realidade da agricultura familiar no Semiárido

UFERSA – Congresso discute realidade da agricultura familiar no Semiárido

Nova Imagem (2)A agricultura família vai centralizar as discussões do I Congresso de Agroecologia do Semiárido e o VII Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido que vai acontecer a partir da próxima terça-feira, 13, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para os dois eventos estão sendo esperados mais de 1.000 participantes, entre estudantes, professores, agricultores, movimentos sociais e demais profissionais que atuam na área da agroecologia de todo o país. O I CONASEM irá prosseguir até o dia 16, sexta-feira, tendo como tema central A agricultura familiar na América Latina – A realidade do semiárido brasileiro.

Com uma programação diversificada o Congresso de Agroecologia conta com palestras, mesas redondas, dia de campo e minicursos. Além da apresentação de trabalhos acadêmicos e momentos culturais com artistas regionais. “O objetivo é promover a troca de experiências agroecológicas, possibilitando ainda a formação de redes, bem como debater acerca do papel da agricultura na sociedade contemporânea, desde o semiárido à América Latina, na tentativa de construir um mundo socialmente justo e ambientalmente sustentável”, afirma a professora da Ufersa, Vânia Porto, coordenadora do CONASEM 2015.

Um dos pontos altos do evento é a abertura oficial com a presença do economista e ativista social, João Pedro Stedile, do Movimento Sem terra, que participará da Mesa de Abertura Agricultura Família na América Latina – Realidade no Semiárido Brasileiro, ao lado de Ignácio Herman Salcedo, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e, Ricardo Padilha, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A abertura oficial será às 19h, no Teatro Dix-Huit Rosado.

Outro ponto alto vai acontecer na quarta-feira, 14, a partir das 20:30h, com a comemoração dos 30 anos do Grupo Verde de Agricultura Alternativa de Mossoró e a realização da Feira Agroecológica com troca de sementes por agricultores familiares.

As demais atividades serão realizadas a partir das 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes no Expocente, que fica no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró. Durante os quatro dias de Congresso serão discutidas novas tecnologias para convivência com o semiárido, experiências agroecológicas exitosas na região, políticas públicas para a agricultura familiar, entre outros temas.

Os participantes também terão a oportunidade de participarem do minicurso Formação de agentes de éter em agricultura e pecuária de base ecológica, além das Oficinas: Negociar no campo, Atender bem no campo, Liderar no campo, e a oficina Sisteminha/psicultura. Confira AQUI a programação na íntegra.

Ascom – Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Compartilhar