Ufersa e NEaD oferecem formações online

Numa iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido está oferecendo uma série da capacitações voltada para docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade, bem como a comunidade externa como professores e demais profissionais da rede pública e privada que atuam na Educação Básica. “O Webinário possibilita que todos os participantes possam interagir com o palestrante, por meio do chat” adianta a pedagoga a Lourdes Fernandes, coordenadora do NEad/Ufersa.

Segundo a professora o objetivo é dar suporte didático-pedagógico a docentes e discentes da instituição, ao ofertar minicursos com foco no desenvolvimento de habilidades quanto ao uso de tecnologias digitais e de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. A iniciativa foi pensada em decorrência da condição da oferta de atividades acadêmicas de ensino remoto emergencial, ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19, que requer, dentre outras medidas, o isolamento e o distanciamento social. A participação está entre 150 a 300 pessoas por Live.

O trabalho utiliza o formato webinário que consiste em conferência online ou videoconferência, em que a comunicação se dará em uma via, isto é, apenas o conferencista/palestrante se expressa e as outras assistem, podendo interagir pelo chat e tecer conversas entre si ou enviar perguntas ao ministrante. “Uma grande vantagem um webinar é que pode ser realizado ao vivo ou com vídeo gravado e transmitido em horário pré-estabelecido” frisa a professora Lourdes Fernandes.

Lourdes Fernandes, Coordenadora do NEaD/Ufersa/Foto: Arquivo/Assecom

As transmissões ao vivo estão sendo realizadas pelo canal YouTube do NEaD/UFERSA, utilizando a ferramenta de live Stream Yard para exibição e mediação. “Após a apresentação ao vivo, os vídeos ficam disponíveis para todos àqueles que querem assistir” pontua Lourdes Fernandes acrescentando que “o acesso é livre a todos os públicos, porém os certificados serão disponibilizados apenas para aqueles que registrarem a presença nos formulários que serão direcionados durante as lives”.

 

Confira abaixo a programação, bem como o acesso das atividades já realizadas:

Minicurso 1 – Mediação pedagógica por uma comunicação síncrona e assíncrona: possibilidades de ensino e aprendizagem remotos

Minicurso 2 – SIGAA na prática para docentes

Minicurso 3 – Google Sala de Aula (ClassRoom)

Minicurso 4 – Uso do Google Meet

Minicurso 5 – O Youtube como suporte pedagógico e ferramenta didática no Ensino Superior

Minicurso 6 – SIGAA na prática para discentes

Minicurso 7 – Ferramentas digitais para ensino remoto de matemática

Minicurso 8 – Ferramentas Google: Planilha, formulários, documentos e apresentação.

Minicurso 9 – O processo de avaliação da aprendizagem no ensino remoto: concepções e práticas.

Minicurso 10 – Gerenciamento de tempo e orientação de estudos diante dos desafios de estudar a distância

Minicurso 11 – As emoções e o processo de ensino e aprendizagem

Minicurso 12 – Captação de Áudio e Criação de Podcasts

Minicurso 13 – Edição de vídeos, postagem e transmissões no youtube