Ufersa e Senai numa parceria voltada para prática

Ensino, Estudante, Infraestrutura, Tecnologia 13 de outubro de 2015.

 

Muito em breve os estudantes dos cursos de engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder utilizar a infraestrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai/Mossoró. Nessa terça-feira, 13, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, acompanhado dos coordenadores dos cursos de engenharia do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas – DCAT – visitou as instalações da entidade industrial de Mossoró. A ideia é formar um convênio nos mesmos moldes do que a UFRN já mantém com a entidade.

A intensão é viabilizar parceria para fomentar maior conhecimento tecnológico para os estudantes das engenharias da Universidade. O reitor da Ufersa foi recebido pelo diretor do Senai Mossoró, professor Francisco Moreira Maia, que mostrou para os docentes o complexo de laboratórios. “Temos total interesse nessa parceria que tem a sociedade como maior beneficiada com conhecimento e a tecnologia. Acredito ainda que quando se tem boa vontade, as dificuldades são superadas, então, vislumbro como certa a parceria entre a Ufersa e o Senai”, opinou o diretor Francisco Moreira.

ufersa

O professor Arimatea de Matos adiantou que a Universidade vai preparar o convênio o mais rápido possível. “Dispomos de laboratórios acadêmicos e nessa visita podemos observar que o Senai dispõe de excelentes laboratórios industriais, e através dessa parceria, os alunos da Ufersa passarão também a desfrutar dessa infraestrutura existente em Mossoró”, alegou o professor Arimatea de Matos. O reitor não tem nenhuma dúvida sobre a importância de se aliar o conhecimento científico da universidade com o conhecimento prático. Há também a possibilidade da formação de cursos de especializações a serem oferecidos pelo Senai com a participação dos professores doutores da Ufersa.

“Vamos oficializar a parceria, através de um convênio, e cada coordenador de curso desde já começa a pensar como será a ação da Universidade dentro Projeto Laboratório Aberto, oferecido pelo Senai”, disse. Participaram da visita ao complexo de laboratórios do Senai os coordenadores das engenharias de Petróleo, Energia, Civil, Mecânica e Automação (pós-graduação).

O Senai Mossoró disponibiliza para a sociedade nove cursos técnicos e tem se destacado no cenário nacional da formação de profissionais técnicos. “Temos a convicção que essa parceria será muito importante para as duas instituições ao criar um leque de possibilidades, inclusive, de novos produtos”, acredita o coordenador do curso de engenharia civil, professor, John Eloi Bezerra.

Para o professor Rodrigo Codes, chefe do Departamento de Ciências Ambientais, o convênio irá impulsionar a aprendizagem dos estudantes. “Penso que será muito rico para as engenharias ao possibilizar aos nossos alunos o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos práticos ao usufruir de laboratórios industriais com excelente infraestrutura”, opinou.

O Senai Mossoró dispõe em seu pátio de uma estrutura similar a um campo de petróleo, inclusive, com torre e sonda. “Extremamente vantajoso ao aliar a teoria com a prática numa fase preparatória antes do aluno ir a campo”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo, professor Jardel Dantas. A professora de Engenharia Mecânica, no Câmpus Caraúbas, Adiana Nascimento Silva também considerou interessante à parceria. “Vai possibilitar que os nossos alunos desenvolvam a parte prática nos seus trabalhos de conclusão de curso”, avaliou.

 

Assecom Ufersa (Foto e Texto)