Ufersa firma acordo de cooperação com o Instituto Patagônico para o Estudo dos Ecossistemas Continentais

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) firmou um acordo de cooperação internacional com o Instituto Patagônico para o Estudo dos Ecossistemas Continentais, um centro de pesquisa ligado ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina (IPEEC/CONICET). De acordo com o professor Nildo Dias, o convênio tem o objetivo de buscar a colaboração científica e tecnológica entre as instituições, mediante a participação em projeto financiado pelo Governo Argentino e outras atividades científicas. “A iniciativa fortalecerá o grupo de pesquisadores na área de manejo de solo e água de ambas as instituições, logrando resultados científicos e de inovação tecnológica de relevância internacional visando benefícios socioeconômicos mútuos”, ressalta o docente.

A primeira atividade do convênio será o Workshop Online de apresentação-integração entre a Ufersa e o IPEEC-CONICET que será realizado nesta quarta-feira, 15 de Julho, às 14h (Horário de Brasília). Neste Taller Online, os pesquisadores do grupo de pesquisa do CNPq “Ciência do solo no semiárido” apresentarão suas pesquisas em andamento (Práticas ambientais na indústria salina – Professor Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, Reflorestamento do bioma Caatinga – Professor Osvaldo Nogueira de Sousa Neto, Rejeitos salinos na Agricultura – Professor Nildo da Silva Dias/líder do grupo, Reuso de águas negras em Assentamentos de Reforma Agrária – Professor Miguel Ferreira Neto e, Sistemas Inteligentes de Monitoramento da Água do Solo em Áreas Irrigadas (Projeto SIMAS) – Discente Moisés Medeiros dos Santos.

Em seguida, um grupo de pesquisadores do IPEEC apresentarão suas atuais pesquisas (Microorganismos del suelo en zonas áridas de Patagonia – Dra. Magalí Marcos, Proyecto de reúso de efluentes pesqueros para riego y su efecto sobre las comunidades microbianas de suelos áridos – Dra. Nelda Olivera, Laboratorio de Ecología de Pastizales: líneas de investigación orientadas a comprender el funcionamiento de los ecosistemas áridos del Monte patagónico para su manejo y conservación – Dras. Analía Carrera y Mónica Bertiller e, Calidad y cantidad de agua en el futuro: caso del Valle Inferior del Río Chubut – Dra. Natalia Pessacg.

O Workshop terá a participação do reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos, que irá falar sobre a importância da Universidade para o semiárido brasileiro e, ainda, do diretor do IPEEC/CONICET, Dr. Luciano Avila, que fazer um breve relato sobre o Instituto Patagónico para el Estudio de los Ecosistemas Continentales e suas principais linhas de investigações e, os aspectos relevantes da cidade de Puerto Madryn, Argentina.