UFERSA inaugura curso de matemática a distância

UFERSA inaugura curso de matemática a distância

LICENCIATURA

Produzir aprendizagem qualificada para crianças e jovens das escolas públicas no campo da educação de matemática. Esse é um dos objetivos do primeiro curso de Licenciatura em Matemática, à distância, oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Projeto do Ministério da Educação – MEC, Universidade Aberta do Brasil – UAB. A aula inaugural aconteceu na manhã de sábado, 5, no auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria da UFERSA.

O evento contou com a participação do Reitor, professor Josivan Barbosa, da coordenadora do Núcleo de Educação a Distancia – NEAD da UFERSA, professora Karla Demoly, do pró-reitor de Graduação, professor José de Arimatea de Matos, da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Ioná Santos Araújo, além de representantes do Governo do Estado e dos municípios beneficiados com o curso, alunos, professores e coordenadores dos pólos atendidos com o UAB.

A primeira turma do curso é formada por 200 alunos, distribuídas em quatro Pólos: Grossos, Caraúbas, Parnamirim e Natal. Cada Pólo com 50 alunos, entre professores da rede pública de ensino e estudantes que ingressaram na UFERSA através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2009 / 2010). Para o reitor, professor Josivan Barbosa, isso deve ser comemorado, pois a UFERSA está cumprindo com a missão imposta pelo MEC para as Universidades que é a de melhorar o ensino básico do país.

“Isso passa pela formação dos professores”, explica Josivan. O professor afirmou ainda que a Reitoria sempre se preocupou em levar os cursos da UFERSA para outros municípios do Rio Grande do Norte, e que agora com mais esse curso, na modalidade a distância, Grossos, Parnamirim e Natal entram na rota de cidades atendidas pela UFERSA, além de Caraúbas, que já tem campi da Universidade do Semi-Árido.

A coordenadora do NEAD da UFERSA, professora Karla Demoly, explica que o compromisso do curso se coloca no sentido de dar as condições para uma formação de professores de educação matemática com a qualidade que merecem. “Os alunos contam com uma equipe em todos os momentos, para quando surgirem questões relacionadas ao trabalho, ao processo de aprendizagem e formação profissional”, comentou. Ela falou ainda sobre o uso atual das tecnologias como fator propulsor da educação, e explica que a grande força da UAB se faz quando auxilia as pessoas que querem seguir no percurso da aprendizagem, mesmo estando longe das Universidades.

Para os alunos dos Pólos de Apodi e de Grossos, Edson Alves e Jakeline Rodrigues, respectivamente, o curso tem grande importância para os profissionais da matemática do ensino básico. Edson, que já foi professor dessa disciplina na cidade de Apodi, acredita que a modalidade a distancia traz acessibilidade a quem não tem ingresso à universidade na modalidade presencial, por falta de tempo. Para ele o curso facilita a vida das pessoas que moram em locais distantes, onde a universidade não está de forma concreta. “Com a difusão das tecnologias, como a internet, a UFERSA se faz presente na minha formação profissional”, conclui.

Compartilhar