Ufersa passa a integrar rede de Impacto Acadêmico da ONU

Reprodução do certificado enviado pela UNAI com a inserção da Ufersa no organismo acadêmico da ONU.

Reprodução do certificado enviado pela UNAI com a inserção da Ufersa no organismo acadêmico da ONU

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a integrar o grupo de instituições certificadas pela United Nations Academic Impact – UNAI, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU que reúne instituições de ensino superior de todo o mundo a partir da promoção de dez princípios transversais à educação.

A Ufersa recebeu o comunicado de admissão no último dia 11 de outubro, por meio da certificação assinada pelo chefe da UNAI, Ramu Damodaran. Sessenta instituições brasileiras já estão no grupo, que hoje agrega 1.400, em 139 países. Essa imensa rede colaborativa compartilha experiências na promoção de ações comprometidas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com a certificação, a Ufersa assume o compromisso de auxiliar na promoção das Metas do Milênio, por meio de princípios específicos e pelo menos uma atividade ao ano. Serão recepcionadas as iniciativas promovidas pela instituição que abordarem a pobreza; capacitação em sistemas de ensino superior; acesso ao ensino superior, oportunidade educacional de todas as pessoas; ações para incentivar a cidadania global; compromisso com os direitos humanos; que promova o diálogo e a compreensão interculturais; paz e resolução de conflitos; sustentabilidade e demais iniciativas em torno dos princípios inerentes à Carta da ONU.

Professor Mário Gleisse das Chagas Martins, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Ufersa, destaca o quanto a Universidade já produz iniciativas que coadunam com os princípios da UNAI. O trabalho agora é incluí-los em rede com outras instituições.

Navegue pelo site do Impacto Acadêmico da ONU.

Conheça os 10 princípios da UNAI.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável