UFERSA – Residência Pedagógica promove capacitação para professores da educação básica

Os professores da educação básica que participam do Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido participam do Curso de Formação de Preceptores. O primeiro encontro aconteceu no último sábado, 18, na Ufersa, tendo como público alvo professores das redes estadual e municipal que atuam no Programa Residência Pedagógica na condição de preceptores.

A proposta é envolver os docentes orientadores e os estudantes residentes das licenciaturas veiculadas ao Programa. O curso, que acontece sempre aos sábados, irá prosseguir até o dia 22 de setembro, reunindo 15 professores da Educação Básica e 150 alunos da graduação da Ufersa sendo 120 alunos bolsistas e 30 voluntários.

De acordo com o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica, professor José Erimar dos Santos, o objetivo do curso é contribuir com a formação continuada desses professores da Educação Básica durante os processos formativos relacionados às atividades dos alunos Residentes, que irão vivenciar experiências formativas nas escolas-campo no âmbito do Programa Residência Pedagógica.

A formação de preceptores tem como meta proporcionar conhecimentos e habilidades aos professores para que possam auxiliar os residentes quanto à elaboração dos planos de atividades; conhecimentos e habilidades no acompanhamento das atividades dos residentes nas escolas-campo, além de buscar contribuir com os residentes quanto à elaboração de estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas em problemas e/ou situações cotidianas vivenciadas nas escolas.

Ainda segundo o professor Erimar, o curso está estruturado em cinco Módulos: Apresentação do Curso; com a discussão dos princípios norteadores da atual política de formação de professores; Atividades do Preceptor englobando o papel do preceptor na orientação conjunta com o docente orientador na atividade ambientação do residente na escola e na elaboração do Plano de Atividades do Residente, na atividade de imersão, regência de classe, planejamento e execução de intervenção pedagógica e elaboração do relatório final do residente; Gestão da sala de aula frente ao período técnico-científico-informacional, com as orientações teórico-metodológicas e desafios; Planejamento escolar, desenvolvimento e avaliação das ações didático-pedagógicas da sala de aula na educação básica e, no quinto módulo, a Discussão da atuação dos preceptores no projeto e avaliação dos módulos do Curso de Formação dos Preceptores da Ufersa. A carga horária geral é de 60h.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

A Residência Pedagógica acontece nos campi da Ufersa de Mossoró, Angicos e Caraúbas, integrando estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação e Informática, Matemática EaD, Educação do Campo e a Licenciatura em Letras/Inglês. Ao todo, são treze escolas beneficiadas com o Programa Residência Pedagógica. São elas:

Escola Municipal Professora Maria Odila (Angicos),

Escola Estadual Poeta Renato Caldas (Assu),

Escola Estadual Aristofanes Fernandes (Santana do Matos),

Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira  (Apodi),

Escola Estadual Padre José de Anchieta (Serra do Mel),

Escola Estadual Gilberto Rola (Vila Maisa-Mossoró),

Escola Municipal 13 de Maio (Upanema),

Escola Estadual Antônio Carlos (Caraúbas),

Escola Municipal Josué de Oliveira (Caraúbas),

Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres (Apodi),

Escola Estadual Coronel Solon (Grossos),

Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel Oliveira (Caraúbas),

Escola Estadual Sebastião Gurgel (Caraúbas).