Ufersa sedia a partir dessa sexta XII Encontro Universitário de Diversidade Sexual

A diversidade sexual vai centralizar as discussões na Universidade Federal Rural do Semi-Árido com a realização do XII Encontro Universitário de Diversidade Sexual – ENUDS, que acontecerá de amanhã, 12, até a próxima terça-feira, dia 16. A abertura vai acontecer às 13h, dessa sexta-feira, 12, no Auditório Amâncio Ramalho, que fica no Prédio da Reitoria, no Câmpus Leste. Quem ainda não se inscreveu poderá ainda fazer na abertura do ENUDS. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 400 estudantes de várias universidades do país participem do evento. A Ufersa, por meio das Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários (Proac) e Extensão e Cultura (Proec), dá apoio logístico ao XII ENUDS. Os participantes ficarão alojados no Expocenter.

Com o tema: Tire seu discurso do caminho que eu quero passar com a minha luta! O Encontro Universitário de Diversidade Sexual vai abordar temáticas relativas a orientação sexual. Na programação constam Mesas Redondas, Grupos de Discussões, Oficinas, Plenárias, Apresentações de Trabalhos, além de Espaços para atividades lúdicas e de integração entre os participantes do encontro. Entre os temas das mesas redondas estão: Movimentos Sociais e Transversalidade e/ou interseccionalidade das Opressões; Diretos Humanos e Políticas Públicas para LGBTs e, Prática fechativa: Tire seu discurso do caminho que eu quero passar com a minha luta.

Já os grupos de discussões serão distribuídos em 16 eixos: Educação LGBT nas escolas, Ensino, pesquisa e extensão LGBT nas universidades, Saúde LGBT, Movimentos Sociais, Transversalidade e/ou interseccionalidade das opressões, Cidades e LGBTs, Cultura LGBT, Transfeminismo, Identidades LGBT e Padronizações, Resistência dos Corpos, Feminismos e Lesbianidades, Família e Patriarcado, Diretos Humanos e Políticas Públicas para LGBTs, Relações não-monogâmicas e Monogamia, Sexualidade da pessoa com necessidades especiais e, Transmasculinidade, travestilidade, transgêneridade, transexualidade. Os espaços das Oficinas serão destinados a explanação de saberes práticos relacionados aos eixos do XII ENUDS, bem como os trabalhos de produção acadêmica nas áreas pesquisa, ensino e ou extensão, articulados a partir dos mesmo eixos.

Na Ufersa, além da Proac e Proec, o Encontro Universitário de Diversidade Sexual, conta com o apoio do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido (CRDH Semiárido); Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (GEDIC) e, Diretório Central d@s Estudantes Ufersa; Centro Acadêmico de Direito (CAD-Ufersa).

HISTÓRICO – O Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual foi realizado em sua primeira edição em 2003, na cidade de Belo Horizonte, locado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tendo surgido de enfrentamentos políticos marcados pela homofobia no XLIX Congresso Nacional da UNE, o ENUDS procurava um olhar e uma ação alternativa àquelas oferecidas pelo movimento estudantil de então para os problemas já apresentados no ambiente acadêmico, como a homofobia, o machismo e a transfobia.

A ruptura com o movimento estudantil tradicional, que não conseguia lidar com a pluralidade sexual e de gênero salutarmente se deu em julho de 2003. Em novembro do mesmo ano, o Primeiro ENUDS se realizava, dando margem e possibilidade de uma intervenção social diferentes ao que se fazia até então.

 Hoje, o Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual está indo para sua XII edição, e durante esse tempo tem se inserido nesse contexto levando para as Universidades a discussão sobre gênero e sexualidade com o propósito de fortalecer os grupos e coletivos que se articulam em torno da temática e se construir como espaço de discussão acadêmica e política, vivências e manifestação cultural.

O ENUDS tem-se centrado, enquanto espaço de resistência, de formação, de interação, de práticas políticas transgressoras, de trocas de experiências, de visibilidade para a diversidade sexual dentro da universidade, de empoderamento dos grupos e sujeitos, de debate teórico e de enfrentamento ao machismo e à heteronormatividade.

Fashion Accessories From the Jewelry Box
watch game of thrones online free korean clothing accessories on top of that ones own western side effects

Why does everyone say never tuck a button
free games online just basically anything workwear I thought of

Grandpa’s old aviators from 1969
cheap wedding dresses The effective tax rate in the third quarter was 27

The history of Lee custom jeans brand
cheapest flights Havaianas or French Connection

How to Refurbish a Black Leather Purse
onlinegames Lowe’s and Food Lion for great meat specials

How to Become a Marketing Manager in the Fashion Industry
jeu gratuit to punctuate and pop with a little bit of color

Pointe Golf Course on Lookout Mountain Hotels
miniclip Combine the cinnamon sticks

12 Bizarre True Stories Behind Famous Band Names
ballkleider American Express Red Card