UFERSA – Usina começa a gerar energia para o Campus

UFERSA – Usina começa a gerar energia para o Campus

Entrou em funcionamento esta semana a Usina Fotovoltaica instalada no Campus da Ufersa em Caraúbas. Ao todo, 190 painéis agora captam a energia generosa que vem do sol todos os dias e transformam em eletricidade para o campus. A Usina tem potência instalada de 62,5 Killowatts pico e deve gerar em média 7.500 Kilowats/hora de energia por mês, o que equivale a 10% do consumo de luz do Campus.

A instalação da Usina Fotovoltaica da Ufersa Caraúbas foi acompanhada por uma comissão do próprio Campus. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética, coordenado pela Professora Diana Lunardi. Além de Caraúbas, os Campi de Angicos e Pau dos Ferros também receberam Usinas Fotovoltaicas semelhantes e estão prestes a entrar em funcionamento. Os recursos para a instalação dos painéis foram provenientes de emendas de bancada.

O Reitor José de Arimatea de Matos esclareceu que a instalação das Usinas Fotovoltaicas nos campi da Ufersa foi uma meta traçada desde 2016 quando foi entregue a Usina de Mossoró. “A equipe de professores e técnicos da Ufersa fez esse planejamento e hoje, felizmente, estamos começando a ver as Usinas entrarem em funcionamento. Começamos por Mossoró e agora acompanhamos a produção de energia em Caraúbas. Em breve, os campi de Angicos e Pau dos Ferros também estarão produzindo energia limpa, favorecendo o meio ambiente e trazendo mais eficiência e economia para o custeio da Universidade”, destacou.

Compartilhar