UFERSA vai receber Feira Agroecológica

Prof. Joaquim Pinheiro, um dos idealizadores do projeto/Foto: Eduardo Mendonça

A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido passará a ter acesso a produtos orgânicos dentro do Campus Sede em Mossoró. Será através da Feira Agroecológica que será instalada toda quinta-feira, das 08 às 12h, nas dependências da Universidade. O termo de cessão e o lançamento da iniciativa vão acontecer na próxima quinta-feira, 26, às 9h da manhã, no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira. O Termo de Cessão será assinado pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea e pelo presidente da Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró – Aprofam.

A iniciativa do projeto partiu dos professores Joaquim Pinheiro de Araújo e João Liberalino com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação. A Feira Agroecológica de Mossoró, em funcionamento há mais de 12 anos, é umas das principais ações da Aprofam. O espaço, segundo o professor Joaquim Pinheiro, disponibiliza produtos orgânicos, cultivados pela agricultura familiar local, tornando-a uma novidade e referência em termos de transição agroecológica, de produção e consumo alimentar, registradas em vários estudos e conceituadas como Redes alimentares Alternativas e Cadeias Curtas Alternativas Alimentares.

“Trata-se de um espaço participativo, justo e solidário de oferta de alimentos orgânicos”, frisa o professor Joaquim. A Associação reúne 40 unidades familiares, residentes em 11 assentamentos e três comunidades rurais de Mossoró que produzem nas suas localidades e se encontram aos sábados para a comercialização. Além desse espaço, aos sábados, a Aprofam está ampliando locais de comercialização parcerias com instituições que compreendem a importância dessa ação. O funcionamento da feira agroecológica na Ufersa, às quintas-feiras é parte desse processo.

Ainda segundo o professor Joaquim, desde o seu início a Feira Agroecológica de Mossoró tem sido um laboratório à céu aberto para o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de ciências agrárias da Ufersa, UERN e IFRN, sendo tema de vários TCC, dissertações e teses de doutoramento. “Na feira, ou através dela, os discentes têm a oportunidade de estabelecer contatos e vivências em todas as etapas da cadeia produtiva dos sistemas orgânicos de produção da agricultura familiar”, avalia.

Com o intuito de sistematizar melhor essa relação, professores e estudantes da graduação e pós-graduação decidiram propor a instalação de uma feira desses agricultores no interior do campus da Ufersa, permitindo o acesso contínuo e mais próximo dos seus discentes e docentes com os produtores e produtoras. A Feira permitirá a toda a comunidade acadêmica o acesso a esses produtos e a troca de saberes e informações entre a academia e os agricultores, sendo também um espaço de comercialização de alimentos agroecológicos e de recurso didático e de pesquisa nas diversas dimensões da transição agroecológica.