UFES – 235 animais são resgatados e tratados nas regiões atingidas por enchentes

UFES – 235 animais são resgatados e tratados nas regiões atingidas por enchentes

Como parte dos esforços para recuperar as áreas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo, a Ufes mobilizou uma equipe de profissionais e estudantes do Departamento de Medicina Veterinária para auxiliar no resgate e no tratamento de animais feridos ou errantes. A equipe começou a atuar no dia 24 de janeiro e, até o dia 31, resgatou 235 animais, sendo 165 cães, 39 gatos, 26 bezerros, quatro cavalos e um porco.

O grupo atuou, primeiramente, em Vargem Alta. As ações continuaram em Alegre, com 24 pessoas na equipe, sendo quatro professores. Os animais foram avaliados, tratados, vermifugados e receberam doses de vacinas contra raiva, parvovirose, leptospirose e outras doenças que podem afetar tanto a saúde animal quanto a da população. Além disso, foram distribuídos mais de 400 kg de rações.

“Atendemos mais de 90% dos animais atingidos ou que tiveram contato com a cheia, sendo que, em algumas localidades, chegamos a vacinar todos os animais ali existentes”, explica o professor e coordenador da equipe da Ufes, Douglas Severo.

O número de animais atendidos ainda pode subir, já que foram priorizados casos de maior urgência. “Continuaremos com ações mais pontuais a animais necessitados”, informa Severo. Quem quiser contribuir com donativos, pode entregar produtos como rações, sachês e vermífugos diretamente na guarita da Ufes, em Alegre.

Mais informações sobre doações podem ser encontradas no Departamento de Medicina Veterinária da Ufes por meio do telefone (28) 2019-2021.

Compartilhar