Ufes inaugura Complexo Laboratorial de Mudanças Climáticas

A Ufes, em parceria com a Vale, inaugurou nesta segunda-feira, 9, no município de Jerônimo Monteiro, um novo centro de estudos e pesquisa científica no Estado. Trata-se do Complexo Laboratorial de Mudanças Climáticas, um prédio com 1.300m², composto por sete laboratórios de pesquisa e ensino do Departamento de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do diretor do CCA, Julião Soares de Souza Lima; do prefeito de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fosse; da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel; do diretor de Pelotização da Vale, Maurício Max; do ex-ministro do Meio Ambiente (2002-2003), José Carlos de Carvalho; e do presidente da Câmara de Municipal, Geraldo Rezende Ribeiro; além de professores e estudantes.

Para o reitor, o novo complexo laboratorial representa um grande avanço científico e acadêmico para a Universidade.“Temos que ressaltar  que a consistência dos projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos na Ufes despertou a atenção de agentes públicos e privados, e a universidade começou a viabilizar parcerias fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa e da formação acadêmica. Com o desenvolvimento desse conjunto de ações, transformamos o município de Jerônimo Monteiro numa referência nacional em estudos e pesquisas, algo que antes estava restrito aos grandes centros do país”, disse.

Laboratórios

O novo espaço abrigará os laboratórios de Manejo Florestal, Dendrocronologia (método científico de estabelecer a idade de uma árvore), Geoprocessamento, Incêndios Florestais, Carbono, Ecofisiologia e de Informática. Com isso, será possível, por exemplo, prever os impactos do aquecimento global, o aumento ou a diminuição da poluição, e as mudanças climáticas. Além disso, poderá simular vários cenários de clima, temperatura, umidade do ar e avaliar o desenvolvimento das plantas e do meio ambiente, bem como criar ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais.

As pesquisas realizadas nas novas instalações poderão também orientar os produtores rurais do Estado sobre as práticas necessárias e eficientes no manejo do solo e da lavoura.“Os novos laboratórios vão possibilitar ainda uma maior interação dos alunos entre as aulas teóricas e práticas. O objetivo principal é a produção de conhecimento dos nossos estudantes, preparando-os com competência e eficiência para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, enfatiza o chefe do departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCA, professor Henrique Machado Dias.

Sintonia

Para o ex-ministro José Carlos de Carvalho, nascido em Jerônimo Monteiro e grande incentivador da criação do centro de estudos, “os laboratórios e as pesquisas colocam a Ufes em sintonia com as mais avançadas universidades brasileiras que estudam esse tema”.

A construção do complexo laboratorial teve o apoio financeiro da empresa Vale e possui também sala de aulas e de estudos, gabinetes para professores, auditório, sala de reuniões e depósitos de materiais. O diretor de Pelotização da empresa, Maurício Max, ressaltou que “as pesquisas desenvolvidas pela parceria Ufes e Vale em breve serão colocadas em prática, e assim ambas instituições atuam no desenvolvimento do Espírito Santo”.

O prefeito Sebastião Fosse destacou que a importância da presença da Universidade fortalece o desenvolvimento intelectual e econômico do município, “abrindo novos horizontes para a cidade”.

Após a visita, as autoridades fizeram uma visita ao complexo de laboratórios acompanhados do reitor Reinaldo Centoducatte e de professores do Centro de Ciências Agrárias (foto).

Atualmente, o Departamento de Ciências Florestais e da Madeira possui 200 alunos de graduação, 100 alunos de pós-graduação; 25 professores doutores; 11 técnicos e 18 serviços de apoio. Em seus 1.500m² de área construída, o departamento também conta com uma área experimental e um viveiro florestal.

God of War III Reviewed
free games online so be sure to keep it in a safe spot

The Big Brands in Fashion Go Online in the New
games online three quarter and short sleeve were acceptable choices

Ghd Mk4 Hair Straighteners 4 Fashion Passion
cheap wedding dresses Take a look

12 Day Grapefruit Diet Menu
forever 21 generally around the idea of

Holiday Gift Ideas for Dad that He Will Like
jeux but also on other parts of the body

An Extensive Look At Men’s Suiting
miniclip We offer more than 600 designs of wholesale clothing

Microsoft Dynamic CRM Can Increase Your Business Productivity
ballkleider so what on earth high heel sandals to put on combined with sunlight dull be sure you dress jeans

Anastacia becomes latest frontrunner candidate to become
cool math Don forget to recycle