UFES lança programa para levar experimentos científicos a regiões mais afastadas

Aproximar a ciência e a tecnologia do grande público, aguçar a curiosidade, provocar o desejo da experimentação e estimular a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas, principalmente em regiões mais afastadas ou que não possuam espaços de difusão da ciência, como universidades e museus. Este é o objetivo do programa Ciência Móvel – Caravana da Ciência, que foi lançado nesta segunda-feira, 4, no campus de Goiabeiras.

O programa conta duas unidades móveis – um furgão e uma van – equipadas com kits pedagógicos e adaptadas para transportar cerca de 40 experimentos, podendo ser utilizados como base local de apoio ao desenvolvimento de diferentes atividades: exposições interativas, oficinas, minicursos, palestras, observações astronômicas e apresentações multimídia.

Sob a orientação de professores e monitores, os veículos vão disponibilizar ao público a oportunidade de participar dos experimentos científicos realizados e assistir a demonstrações e palestras.

Experimentos científicos

A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; da pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa; do professor do Departamento de Física e coordenador do projeto, Armando Biondo Filho e do coordenador do Núcleo de Ciências da Pró-Reitoria de Extensão, José Ballester Julian Junior, entre outros gestores da Universidade. Professores e pesquisadores de projetos já desenvolvidos pela Ufes – como o Rota da Ciência, Mostras Científicas Regionais, Robótica Educacional, Planetário Móvel, Baú de Ciências, Show de Química, Show de Física e Museu de Ciência, entre outros – também participaram do lançamento com a demonstração de experimentos científicos.

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou que a realização de projetos como este dá à Universidade energia para superar as dificuldades que o país vive no momento: “A Universidade, por meio do empenho e da dedicação dos seus servidores técnicos, professores e estudantes, faz várias coisas em prol da sociedade, em especial da sociedade capixaba. Todas as dificuldades para viabilizar esse projeto foram superadas por meio do empenho de pessoas que decidiram fazer. E, daqui a alguns dias, esses carros vão estar na estrada levando para todos os municípios do Espírito Santo motivação e incentivo para nossas crianças e nossos jovens. Isso nos alimenta de energia e boas expectativas. Apesar das dificuldades, damos continuidade àquilo que é fundamental para a sociedade: o ensino, a produção de conhecimento e as atividades de extensão”.

O coordenador do projeto destaca que a divulgação científica desempenha um papel de fundamental importância na desmistificação da ciência e na sua aproximação com a sociedade. “Levar ciência aonde o povo está é a meta do Ciência Móvel. É um programa inovador, itinerante e integrado ao Circuito de Difusão, Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Espírito Santo”, afirma o professor Armando Biondo Filho.

O professor ressalta também que o Ciência Móvel tem como missão a difusão e a popularização da ciência, em todos os municípios do interior do Espírito Santo e em estados vizinhos, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação educacional e da cidadania.

A iniciativa da Ufes foi elogiada pelo presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, José Ribamar Ferreira. “O movimento de popularização da ciência no Brasil em geral, e em particular a comunidade dos centros e museus de ciência itinerantes, ficarão mais fortes com a presença desse importante Programa, voltado para a divulgação, para a educação e para a promoção da cidadania de jovens e adultos que não dispõem de equipamentos em suas cidades e comunidades”, afirmou.

Escolas, comunidades e instituições que quiserem agendar a visita do programa Ciência Móvel em seu município poderão fazer o agendamento nos próximos dias por meio do site cienciamovel.ufes.br . A visita é gratuita, devendo o solicitante arcar com as despesas de combustível e alimentação da equipe.