UFES – Professores lançam livro para responder a dúvidas das crianças sobre a COVID-19

Os efeitos nocivos à vida desencadeados pelo novo coronavirus (COVID-19) desperta a natural busca por informações de pessoas de todas as idades. As crianças, especialmente, manifestam muita curiosidade por meio de perguntas como “quem criou o coronavírus?”; “quando começou a existir?”; “por que as pessoas morrem?”; “criança pega o vírus?”; “por que a gente está de quarentena?”.

Para responder a essas e a outras dúvidas das crianças, professores da Ufes, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de instituições de ensino parceiras lançam neste sábado, 9, o livro Os pequenos perguntam. São 35 perguntas de estudantes das séries iniciais e que são respondidas de forma didática por integrantes do Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), projeto de extensão desenvolvido por pesquisadores da Ufes e do Ifes (unidade Vila Velha), com a colaboração das universidades federal e estadual de Roraima.

Ilustrado e com 77 páginas, o livro possui formato digital e estará disponível no endereço eletrônico https://gem-micro.com.br/, juntamente com o vídeo produzido pelo GEM, ambos em linguagem direcionada ao público infantil. O material também poderá ser utilizado por escolas, educadores e professores das séries iniciais. Uma versão impressa está sendo produzida para ser distribuída gratuitamente aos alunos do ensino básico das redes de educação do Espírito Santo e de Roraima, assim que as atividades presenciais nas escolas retornarem. O trabalho faz parte da série Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia.

De acordo com o professor do Departamento de Química da Ufes Eustáquio de Castro, integrante da equipe de produção, o trabalho de pesquisa e extensão é resultado da parceria criada pelo GEM. “Trata-se de uma ação de divulgação científica, que tem como principal objetivo dar voz às crianças do ensino fundamental, para que elas exponham seus questionamentos e, de forma descontraída e didática, possamos explicar toda a complexidade deste momento que estamos vivendo para esse público”, ressalta.

Universo infantil

A professora do Ifes Glória Viégas, que coordena o projeto, acrescenta: “São 35 perguntas de crianças formuladas de forma espontânea e do modo como elas verbalizam. Há algumas perguntas que se repetem, mas isto é bom porque representa questionamentos comuns no universo das crianças que entrevistamos”, pontua.

Segundo a pesquisadora, as crianças que participam do projeto Os pequenos perguntam são estudantes do ensino fundamental que já tiveram algum tipo de contato com as atividades promovidas pelo GEM, no Espírito Santo e em Roraima. Outro livro de divulgação científica para alunos das séries iniciais que está sendo produzido pelo GEM trata dos ambientes botânicos do Espírito Santo e de Roraima, mostrando aspectos químicos de plantas pertencentes a dois ecossistemas tão distantes geograficamente, mas que apresentam condições em comum.