UFES – Unidades devem enviar até o dia 26 sugestões para planos de Contingência e de Biossegurança

As unidades acadêmicas e administrativas da Ufes têm até sexta-feira, 26, para encaminhar ao Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 suas sugestões para os planos de Contingência e de Biossegurança da Universidade. Após tal data, todas as contribuições serão organizadas, compiladas e enviadas à Administração Central, que encaminhará o resultado desse trabalho aos Conselhos Superiores.

Essa é uma das ações de planejamento que estão sendo desenvolvidas pela gestão da Universidade no contexto da pandemia de COVID-19.

Desde o dia 17 de março, quando teve início a suspensão das atividades presenciais em função das medidas de isolamento social, a Administração Central da Ufes instituiu três frentes de trabalho representativas e interligadas: o Comitê Operativo de Emergência (COE) para o Coronavírus, o Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 e o Grupo de Gestão de Projetos (GGP). Elas foram constituídas pela Reitoria com a finalidade de orientar e elaborar diretrizes sobre o ensino, a pesquisa, a extensão e as atividades administrativas, a serem amplamente debatidas pela comunidade acadêmica e, posteriormente, deliberadas pelas instâncias superiores, para que o enfrentamento à pandemia ocorra de modo coletivo e corresponsável, e que as decisões sejam tomadas de forma democrática, colegiada e sob a competência dos Conselhos Superiores da Ufes.

Há cerca de 30 dias, o GT Ufes COVID-19 e o COE, conjuntamente, encaminharam às unidades acadêmicas e administrativas as duas primeiras propostas do Plano de Contingência e do Plano de Biossegurança, com diretrizes para o enfrentamento da pandemia no âmbito da Ufes. A intenção é que esses documentos sejam analisados, discutidos, criticados e que novas propostas sejam indicadas pela comunidade, considerando as especificidades de cada Centro de Ensino, dos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como das unidades administrativas.

Condições

O GGP, por sua vez, foi constituído há cerca de duas semanas com o intuito de atender um indicativo feito pelo GT, qual seja mapear as ações administrativas básicas, necessárias e antecedentes aos retornos das contribuições dos Centros de Ensino e à execução dos planos de Contingência e de Biossegurança, ainda em discussão.

Em especial, esse Grupo realizará um planejamento preliminar às condições obrigatórias e indispensáveis para garantir o acesso dos estudantes aos pacotes de dados (internet) e equipamentos, bem como os protocolos de biossegurança relacionados aos contratos de limpeza e desinfecção dos ambientes, tais como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, restaurantes universitários, entre outros espaços. Essa ação envolve a Superintendência de Infraestrutura que, em conjunto com os diretores dos Centros de Ensino, trabalhará nas adequações físicas necessárias para o retorno presencial, quando for possível.