UFF abrirá seis cursos

Maioria das universidades do Rio, porém, tem poucas novidades, à espera de um eventual Reuni  2

Apenas a UFF deve abrir uma quantidade significativa de novos cursos para 2012, mantendo a sequência iniciada em 2008, depois da criação do Reuni, o programa de reestruturação e expansão das universidades federais. O próximo vestibular já oferecerá vagas para as licenciaturas em Informática e Ciências Naturais, em Pádua; a licenciatura em Geografia, em Angra dos Reis; e os bacharelados em Antropologia, Sociologia e Artes, todos em Niterói.

A maioria das universidades do Rio, porém, colocou o pé no freio, à espera de um eventual novo plano de expansão.

– Foram criadas entre 20 e 30 novas graduações nos últimos anos decorrentes do Reuni. Quando eu assumi o vestibular, há quatro anos, eram oferecidas 5,3 mil vagas. Agora serão mais de nove mil – afirma o coordenador do vestibular da UFF, professor Néliton Ventura.

O prazo de vigência do Reuni, entretanto, acaba este ano, pelo decreto que o criou. A Unirio admite que, enquanto não há novas diretrizes sobre expansão, consolidará os avanços recentes, refletidos em quase 20 cursos surgidos desde 2008, como Engenharia de Produção e Administração Pública.

Segundo a pró-reitora de graduação da instituição, Loreine Hermida e Silva, a meta estabelecida pelo programa federal foi cumprida, e novidades só devem aparecer em 2013. Entre elas está a graduação em Fisioterapia.

Na UFRJ há apenas um curso em gestação no Conselho de Ensino de Graduação (CEG), o bacharelado em Ciências Biológicas, no campus de Macaé, mas que ainda não tem prazo para ser implantado. A graduação oferecerá duas habilitações, uma em Ciências Ambientais e outra em Biotecnologia.

De acordo com a coordenadora da licenciatura em Ciências Biológicas em Macaé, Lísia Gestinaro, que também está à frente do bacharelado, houve uma demanda por parte da comunidade, pois muitos queriam fazer um bacharelado.

– A reforma da nossa licenciatura já existente e a do bacharelado estão nos colegiados. Ainda não trabalhamos com datas.