UFF conclui mais de 40 ações de reparo e conservação ações em dois meses

UFF conclui mais de 40 ações de reparo e conservação ações em dois meses

Nos dois primeiros meses de funcionamento, a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) já realizou mais de 40 ações de reparo e conservação predial em diversas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade Federal Fluminense, desde a instalação de iluminação nos campi, limpeza da rede de esgoto e de calhas, conserto de vazamento e de telhados, manutenção preventiva em sistemas de bombeamento hidráulico, entre outras.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, se mostrou entusiasmado com os resultados gerados pela nova superintendência. “Estamos mostrando que conseguimos solucionar muitos problemas com melhoria da gestão interna e racionamento dos processos. Estamos conseguindo realizar muito com pouco sempre incorporando planejamento e monitoramento de indicadores. Além da Soma, tenho me reunido com todas pró-reitorias e superintendências, buscando formas e parcerias para possamos realizar ainda mais”.

De acordo com o superintendente da SOMA, Mario Augusto Ronconi, os trabalhos visam otimizar as vistorias, reparos, instalações e manutenções pontuais da Universidade, bem como melhorar a gestão dos contratos de prestação de serviços terceirizados na área. “Estamos passando por um período de fortes restrições orçamentárias que impactam diretamente em nossa capacidade de manter os campi e as unidades administrativas. Nosso trabalho é de minorar os impactos com muito esforço e dedicação de nossa equipe”.

No último final de semana, a SOMA finalizou a substituição de todas as lâmpadas dos pilotis do térreo de todos os blocos e dos postes do campus Gragoatá por peças de LED brancas. Confira algumas das atividades:

  • Eliminação de vazamento de esgoto no teto do térreo do Bloco H;
  • Recuperação total da Sala de Licitações da Proad – recuperação de teto e forro desabados;
  • Instalação de duas novas bombas de recalque para abastecimento de água no Campus do Valonguinho;
  • Limpeza de rede de esgoto da Praia Vermelha;
  • Reparo no telhado do INEAC;
  • Atendimento de cerca de 50 ordens de serviço de manutenção corretiva pendentes do interior;
  • Recuperação de revestimento no banheiro masculino do SPA em Rio das Ostras, devido a infiltrações;
  • Gestão junto à empresa contratada para manutenção de elevadores para aumentar a quantidade operante;
  • Recuperação de dois elevadores no prédio 2 da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Atuariais;
  • Reparos em laboratórios do Instituto de Química

SOMA

A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) foi criada a partir da junção de órgãos da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (SAEN) e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). A SOMA reuniu setores diferentes da UFF para dar maior agilidade a trabalhos cotidianos de conservação, segurança, reparação, gerenciamento da frota de veículos e utilização da infraestrutura dos campi. Além disso, possibilitou à Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio se dedicar às atividades de projetos de obras e de edificações.

O superintendente da SOMA, Mario Augusto Ronconi, explica que as competências do órgão vão desde a reparação de instalações elétricas, hidráulicas e de refrigeração dos prédios até limpeza, jardinagem, carpintaria, conservação viária, entre outros. “Além disso, administraremos as políticas, diretrizes e prestação de serviços da segurança patrimonial e de pessoas, das logísticas de transporte e utilização dos campi”.

Compartilhar