UFF – Construção do prédio e moradia estudantil marca expansão da UFF em Macaé

Depois de 26 anos presente em Macaé, a UFF terá sua própria sede no município. A aproximação da universidade com a prefeitura local, intensificada a partir do final de 2017, deu início ao processo de construção do bloco D da Cidade Universitária. De acordo com o vice-reitor, professor Antonio Claudio Nóbrega, que conduziu pessoalmente as negociações, o prédio destinado à instituição tem previsão de conclusão para 2019 e constitui mais uma ação estruturante da UFF na cidade. Já a nova Moradia Estudantil surgiu de mais uma ação articulada com a prefeitura da cidade e abrigará novos alunos em suas instalações.

“Há cerca de dois anos iniciamos um trabalho de atualização do mapeamento da infraestrutura e planos das unidades que se localizam nos campi de expansão. Em Macaé, era imperativa a construção de uma sede própria da UFF há 25 anos. Enquanto elaborávamos um acordo junto ao município para a construção do prédio, em paralelo fomos suprindo a unidade que ainda funciona em um bloco emprestado pela prefeitura com sistema de internet wi-fi e aparelhos de ar condicionado. Dentre os muitos objetivos acadêmicos, construímos um espaço orçamentário para finalmente iniciar a residência jurídica na unidade que revitalizará o Centro de Assistência Jurídica (CAJ)”, explica Antonio Claudio.

As atuais conquistas marcam, não só a gestão da instituição, como também a história de uma cidade notadamente conhecida pela produção petrolífera e pelo offshore brasileiros, fatores que ampliaram a demanda por hospedagem no município. Daí a necessidade de se fazer um edital de seleção de alunos para ocupar a Moradia Estudantil da Prefeitura de Macaé, que beneficiou não só a UFF, mas todas as instituições públicas de ensino superior sediadas no município. Os quartos foram sorteados no final de setembro, quando os futuros ocupantes também conheceram os aposentos. Eles se mudam para o local nesta segunda-feira, dia 8, adiantou o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, professor Daniel Arruda Nascimento. Atualmente, a unidade macaense possui aproximadamente 1200 alunos matriculados em três cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Além dos três cursos já oferecidos pela instituição na cidade, a expectativa é que outros sejam criados a partir da demanda local, da interação com cursos de outras universidades parceiras no município e sua adequação com o instituto. “Estamos na expectativa da aprovação pelos órgãos de fomento de um Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, já aprovado nas instâncias internas da UFF. Temos também outros projetos de pós-graduações e especializações em elaboração. A construção do bloco D é um antigo sonho da nossa comunidade acadêmica, sendo fundamental para o processo de expansão. Com a sua entrega, poderemos ainda ampliar o atendimento à população local pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, recentemente inaugurado, e pelo CAJ”, destaca o diretor.

De acordo com o estudante do 4º período de Administração e futuro residente, Alex Lisboa, além de melhorar em muitos aspectos a qualidade de vida dos alunos, a moradia estudantil aumenta as chances de alunos de baixa renda e oriundos de outros estados se manterem na faculdade. Já na opinião da graduanda do 5º período de Direito, Débora Dorea – que também habitará a moradia estudantil -, esse será um marco de mudança para os alunos da UFF em Macaé, possibilitando a permanência e o melhor rendimento acadêmico de todos os contemplados.

Nova moradia

A entrega da nova moradia estudantil tem uma importância histórica, pois vai ao encontro de uma antiga reivindicação dos estudantes. Outro dado importante são as condições econômicas da cidade, considerada uma das mais caras do Brasil para se morar, com um custo de vida significativamente alto, umas das razões para a evasão escolar verificada nos cursos de graduação. Buscando reverter essa realidade e com o objetivo de incentivar a permanência do aluno na região e ampliar as expectativas do corpo discente em relação à moradia, a Casa do Estudante de Macaé irá funcionar em um hotel em estilo colonial, com varandas que possuem vista para o mar de Imbetiba, uma das mais tradicionais praias da cidade. Além disso, os alunos terão a oportunidade de conviver com colegas de outras instituições e cursos, bem como participar da gestão do espaço, por meio da criação de uma comissão.

De acordo com informações do Secretário Adjunto de Ensino Superior (Semaes), professor Marcio Magini, gestor da Cidade Universitária de Macaé, os moradores terão gratuitamente direito a quartos duplos com banheiros, uma cozinha comum, lavanderia e a espaços de convivência. A Prefeitura de Macaé arcará com os custos com energia elétrica e fornecimento de água. A segurança e o acesso às dependências serão realizados por meio de uma portaria, com funcionários pagos também pelo município.

Bloco D

A construção do Bloco D, da Cidade Universitária, destinado à UFF em Macaé, começou em fevereiro deste ano. A obra, que já foi empenhada, faz parte do programa de expansão do polo universitário. O prédio terá 4.400 metros quadrados, com três pavimentos. No térreo, funcionarão a secretaria, sala de direção, sala de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório para 200 pessoas, copa e sanitário. Os pavimentos um e dois serão destinados para 30 salas de aula, 15 em cada andar. O novo prédio seguirá o padrão de edificação no campus. A ideia é contribuir com o modelo de interiorização de grandes universidades do país, consolidando Macaé como a cidade do conhecimento.

O polo universitário do município, referência em educação superior na região e no país, abriga, no mesmo espaço e, gratuitamente, diferentes instituições de ensino superior. Com cinco mil alunos, a Cidade Universitária abrange a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Miguel  ngelo da Silva Santos (FeMASS) e Universidade Federal Fluminense (UFF). São 18 cursos de graduação e seis de pós-graduação. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é mais uma ação que demonstra a transformação de Macaé na cidade do saber. “Também temos a previsão da construção de uma quadra poliesportiva multifuncional voltada para a saúde e qualidade de vida dos alunos, além de receber torneios, campeonatos e jogos universitários”, pontua. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros”.