UFF – Estudantes de Engenharia Mecânica e de Telecomunicações visitam maior navio de guerra do Hemisfério Sul

“Teoria e prática nunca podem andar separadas”. Foi com essa frase que o professor Julio Dal Bello, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, definiu a visita dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Telecomunicações ao navio aeródromo “São Paulo”, o maior de guerra do Hemisfério Sul, na Ilha das Cobras, no Complexo Arsenal da Marinha no Rio de Janeiro, dia 28 de junho.

Os estudantes foram divididos em três grupos para que a visitação pudesse ser feita de forma organizada. Os universitários conheceram grande parte do navio, que tem 15 conveses e 265 metros de comprimento, e puderam fazer perguntas específicas de suas áreas.

Para o estudante do sexto período de Engenharia Mecânica, Wagner José, visitas como essa são importantes, pois os alunos podem ver na prática o que os professores ensinam em sala de aula. “Eu acho isso interessante porque você tem noção de como pode melhorar o país com seu conhecimento e tornar a Engenharia Mecânica, em nível nacional, muito melhor”, afirmou.

O professor Dal Bello destacou a necessidade de visitas técnicas para a formação dos estudantes. “O navio é uma ilha tecnológica que flutua, e tudo que se pode pensar em termos de tecnologia na área de telecomunicações, mecânica e outras engenharias se encontra no porta-aviões. Por conta do acordo de cooperação que a UFF assinou com a Marinha em 18 de março de 2011, ficou cada vez mais fácil a ligação dos alunos da Escola de Engenharia e de outras faculdades e unidades da nossa universidade com a Marinha. Para alguns alunos, visitas como essa significam definir a profissão e os rumos que querem tomar depois de formados”, explicou.

O tenente Vitor Pacheco, formado na UFF em 2009, ao final da visita, contou um pouco de sua experiência aos visitantes. “Assim que me formei, fiz concurso para a Marinha e passei para o quadro complementar da Armada. Foi praticamente meu primeiro emprego, e eu aprendi e estou aprendendo muita coisa aqui. Para mim, é muito gratificante trazer o pessoal da UFF para a minha nova casa.”

Escolhido como representante da turma de sétimo período de Engenharia de Telecomunicações, o aluno Philipe Carvalho falou sobre o quanto a turma apreciou a visita e foi proveitosa. “Gostamos muito porque é um local com bastante tecnologia, e isso é uma oportunidade para nós, que já estamos quase nos formando. A Marinha nos recebeu muito bem, e os oficiais foram muito atenciosos. Foi a primeira visita técnica que nós fizemos.”

Em um breve discurso, o professor Dal Bello, representante do reitor Roberto Salles nos assuntos relacionados à Marinha, explicou aos alunos a importância de um acordo como esse e a intensidade com que a universidade abraçou essa conquista. “Começamos com um projeto, já encerramos dois e agora estamos trabalhando em 16. Os programas são muitos, e os desafios aumentam a cada dia”, concluiu o professor.

Ascom UFF

 

 

Sweet Potato Apple Scallop and Indiana Apple Yams
watch game of thrones online free they were called Macintosh’s

Help Her Find Her Fashion Style
free games online If you want to look to the part

Fashion Photographer’s Guide to Strong Light Level Location Shoots
cheapest flights a family of humanoids must battle every day for their fragile lives

Buy exclusive and premium quality clothing collection at one place
forever 21 9 million in the twenty six weeks ended August 2

How Kate Middleton will impress fashion trends
onlinegames black was popular in eye makeup

Women Designer Clothing Presents Indian Women Sarees Ladies Denim Jeans
jeux Your body will soon adjust to this natural active rolling movement

S 2013 Fashion Show opens with Princess Victoria of Sweden
miniclip in order to bail out the stock price

Go Kart Toronto Party Ideas
kleider but still a family business