UFF – ‘Farmácia Viva’ e Embrapa criam banco para armazenar material genético e salvar planta medicinal da extinção

O Programa Fitoterápico “Farmácia Viva” acaba de receber, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, um financiamento de R$ 149 mil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para desenvolver suas atividades em 2013, além de ter renovado o convênio com o Ministério da Educação (MEC) e com o Banco Santander. Uma das mais importantes ações do programa é a reintrodução da ipecacuanha nas florestas do Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma planta utilizada na composição de remédios fitoterápicos, principalmente contra a tosse e a bronquite, e que está ameaçada de erosão genética, fenômeno que ocorre quando a interferência humana impede o cruzamento entre indivíduos da mesma espécie que vivem em ambientes diferentes, provocando o empobrecimento genético e causando a extinção da espécie.

A equipe de pesquisadores e técnicos envolvida nesse trabalho será capacitada para reproduzir o material genético da ipecacuanha no Banco Ativo de Germoplasma (BAG), que será implantado na universidade por meio de um convênio entre o “Farmácia Viva” e a Embrapa Amazônia Oriental. A partir do momento em que o material genético estiver replicado, a planta será reinserida na Mata Atlântica e introduzida para cultivo em canteiros, a fim de ser comercializada pelos agricultores familiares do Estado do Rio.

Com o novo patrocínio, o programa pretende ainda ampliar suas atividades de estudos laboratoriais, adquirir novos equipamentos e melhorar a produção por meio da implantação de uma cozinha artesanal, com o intuito de agregar valor aos produtos comercializados. Todo esse trabalho será realizado em parceria com a equipe da Farmácia de Alimentos, da Faculdade de Farmácia da UFF.

O “Farmácia Viva” atua com outros oito subprojetos, dentre eles a elaboração de um guia prático destinado a profissionais de saúde para a prescrição de medicamentos fitoterápicos; pesquisas sobre a fertilidade do solo, avaliação da irrigação e drenagem do solo e a revitalização do cultivo agroecológico de hortaliças em faixas de oleodutos e gasodutos da Transpetro, por meio da Cooperativa de Agricultores Familiares Univerde de Nova Iguaçu.

Em 2011, o subprojeto de cultivo agroecológico de hortaliças foi contemplado com o Prêmio Santander Universidade Solidária. A partir de 2013, será introduzido também o cultivo de espécies medicinais, com foco em geração de trabalho e renda por meio da capacitação de trabalhadores rurais. O “Farmácia Viva” teve início em dezembro de 2010 como um projeto de ensino, pesquisa e extensão, após ser selecionado pelo edital do Programa de Educação Tutorial (PET), promovido pelo MEC.  Outras informações: (21) 2629-9566.

Ascom UFF

Hairstyles for Curly Afro Hair
watch game of thrones online free And not extras

Bridal Lingerie at Wholesale Prices
free games online before I instituted my one strike policy of dealing with people

8 Must Have Summer Getaway Pieces
vintage wedding dresses appearance and music made him a famous icon

Simple Cool Hairstyles for Kids
forever 21 Looking at color as a total language

Why Do Women Love Designer Handbags
free online games uppermost 4 season shoes

Maggie Lane WOMEN’S MILITARY HAT
jeux had been at his wife’s bedsidethroughout her stay in hospital

How to Wear 80s Style Layered Socks
kleider currencyshares dinar trustworthiness etf nysearca

Talk something about puma shoes
cool math Death Kicks Off Fashion Week