UFF – Inest reúne especialistas em debate sobre a memória da ditadura militar no Brasil

O Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da UFF irá realizar em 25 de abril, às 10h, o debate “A velha e a nova direita e as disputas pela memória sobre a ditadura”, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói. O objetivo será discutir a maneira como, nos últimos anos, os setores conservadores, tanto civis quanto militares, da sociedade brasileira têm procurado reinventar a memória sobre o período ditatorial e sobre a repressão política.

Os conservadores tentam justificar a ditadura afirmando que ocorreu em nome da “defesa da pátria” ou dizendo que no Brasil a repressão foi mais “branda” que nos sistemas similares implantados nos países vizinhos. Criticam também os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal para investigar os vários crimes e violações aos direitos humanos ocorridos no período entre 1946 e 1988 (a ditadura aconteceu entre 1964 e 1985).

Entre outras questões debatidas, os especialistas vão demonstrar que atualmente existe um fenômeno político relevante de crescimento das ideias de direita entre segmentos da juventude brasileira. Tem havido, inclusive, a tentativa de recriar a Arena, sigla do partido político Aliança Renovadora Nacional, criado em 1965, que apoiou o governo ditatorial. Recentemente, o assunto obteve grande repercussão na mídia nacional.

O evento contará com a participação de renomados historiadores, com vários livros e artigos publicados sobre o período ditatorial e a respeito do pensamento e dos movimentos de direita no Brasil. Os professores participantes serão Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Samantha Quadrat (UFF) e Ricardo Mendes (Uerj). A medação será feita pelo professor Adriano de Freixo, coordenador acadêmico do Inest/UFF. Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.inest.uff.br/index.php/not/498-inest-realiza-evento-sobre-a-ditadura-militar.

Ascom UFF

 

 

Veterans Administration Hospital Golf Course Hotels
watch game of thrones online free Dakota Fanning is actually the face of Marc Jacobs fragrance Oh Lola

The Unwavering Demands for Nurses in the Country
free games online int numberofphrases

Increasing Demand For Replica Watches
cheap wedding dresses 360 MALL’s Center Manager said

What Is a 501c7 Corporation
cheap flights How To Make a Toga from a Bedsheet

Salvatore Ferragamo Handbags For Your Style
free online games It could be said that the Egyptians

Fashion Tips for a Sales Rep
jeux fr Always a glamorous accent

Fashion week comes to Mall at Millenia in Orlando
kleider an advertising and marketing firm based in Alexandria

What If Randy Quaid Isn’t Insane
ballkleider truly linen and garment styles 2013 spring and summer distribution debuted in shenzhen