UFF – Novembro Azul: o preconceito não pode ser um obstáculo na sua vida

O cuidado deve ser durante o ano inteiro, mas, mundialmente, o mês de novembro é um alerta para o combate ao câncer de próstata. Segundo dados do INCA, um homem morre a cada 38 minutos por causa desta doença. Mas como você pode prevenir?

O diagnóstico precoce é a melhor forma de identificar o câncer de próstata, até porque alguns sintomas, como dor nos ossos, desconforto, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen, só aparecem em um estágio já avançado.

Mesmo com a ausência de sinais, homens a partir de 50 anos devem procurar um médico para realizar exames preventivos. Pessoas que se encontram em grupos de risco, ou seja, com histórico da doença na família, negros e obesos devem ficar atentos a partir dos 45 anos.

O tabu em relação ao exame de toque retal é uma das questões mais prejudiciais para o diagnóstico precoce e o consequente tratamento da doença, em caso de descoberta. É justamente para desmistificar isso que alguns colegas de trabalho têm um recado especial para você, servidor da UFF. Assista ao vídeo e reflita: o preconceito não deve ser um obstáculo na sua vida!