UFF promove encontro internacional sobre arte e tecnologia digital

UFF promove encontro internacional sobre arte e tecnologia digital

As relações entre arte e tecnologia são o foco do 6° Encontro da Rede Universitária Internacional de Criação Digital (RUN – Réseau Universitaire International de Création Numérique). O evento ocorre de 7 a 13 de julho, em Niterói, e é uma realização da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) e do Instituto de Computação. Inscrições e informações sobre o evento estão no site www.uff.br/run2013.

Ao longo da semana, professores e alunos de vários continentes ocuparão espaços como a UFF, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu do Ingá, para discutir projetos e debater sobre os rumos da produção digital, com o objetivo de reafirmar seu trabalho colaborativo internacional. No dia 7 de julho, haverá a abertura do evento no Teatro Municipal de Niterói, com o lançamento de um mapa interativo sobre a cultura hip hop da cidade.

Nos dias 10 e 11 de julho, a UFF estende as ações para o alto do Morro do Palácio, no Ingá, para promover a principal atividade do Encontro RUN 2013. Com a colaboração dos moradores do Palácio, será realizada a Interactive Jam, uma competição de 24 horas entre estudantes de países como Canadá, China, França, Tunísia e Brasil. Divididos em aproximadamente dez grupos de diferentes nacionalidades, eles têm o desafio de desenvolver uma peça digital interativa original ligada a um assunto que será divulgado na hora da competição. As obras serão expostas no MAC em 12 de julho.

Com palestras de especialistas do Brasil e do exterior, haverá, no dia 9 de julho, o Seminário Estética & Tecnologia – Arte Interativa, no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências, no Campus da Praia Vermelha da UFF. O objetivo é discutir de que modo a tecnologia digital – por meio de imagens, som, jogos e outras mídias interativas -, pode estar presente no dia a dia das cidades ou ser usada como expressão artística, para além de sua vocação comunicacional.

A programação inclui ainda a exibição de um filme sobre a cultura do grafite nas cidades de Niterói e São Gonçalo. O vídeo é da estudante do curso de Cinema Flora Canabrava, produzido com recursos do programa Produtos Estudantis, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF, que apoia a criação de produtos acadêmicos, artísticos ou culturais de alunos de graduação e pós-graduação da universidade. Para o dia 11 de julho, os organizadores programam uma visita a centros culturais de arte digital do Rio de Janeiro e a projetos de ensino formal e não-formal ligados à tecnologia digital.

A realização do Encontro RUN em Niterói foi uma proposta dos professores da UFF Antonio Amâncio, Elianne Ivo e Esteban Clua apresentada no último encontro, em abril de 2012, no Institut Universitaire de Technologie de Vélézy, na França. Quatro estudantes da UFF também fizeram parte da delegação. As imagens do encontro de 2012 podem ser acessadas no site www.uimultimedia.org/nouvelles.htm.

Ascom UFF

 

 

 

 

SPEED RACER Pics and Trailer News
watch game of thrones online free If you are going to use a white jacket

and Ashley Greene at NY Fashion Week
free games online 163M in subprime holdings in Q2

Cold to hot fashion for May
free online games I also wanted to start buying clothes for next fall

Looking Good Throughout The Years
cheapest flights reading about construction

A2zShoes An Exclusive Sports Shoe Store for the Sports Fans
free online games said as fact of course

How to Become a Color Consultant
jeu gratuit but don’t provide any structural support

The reasons why everyone loves fashion
miniclip a college of the State University of New York

Get Best Deal on G5 Mobile
games I suppose you can say

Compartilhar