UFF – Radar permitirá redução de impactos ambientais na Baía de Guanabara

 

 

Radar Banda-X instalado no telhado do prédio do curso de Geociências

Desde 2017, com a instalação de um radar que monitora manchas de lixo que flutuam sobre o espelho d’água da Baía de Guanabara, a UFF passou a assumir uma posição de protagonismo na redução dos danos causados pela poluição na região. Instalado no terraço do Instituto de Geociências, a expectativa é que o dispositivo se integre futuramente a estações meteorológicas, bóias oceanográficas e marégrafos anteriormente instalados.

Após a conclusão da fase piloto do projeto, o sistema poderá ser aplicado em outras regiões do oceano. “O radar Banda X, que utiliza uma faixa de frequência (de 8 a 12 GHz) para comunicação por satélite era até então privativo para uso militar, mas tem muito a colaborar também para o objetivo de reduzir os impactos ambientais na baía, provenientes do descarte irregular de lixo ou óleo”, explica o professor do departamento de Geologia, Arthur Ayres Neto.

O aparelho está equipado com um software que processa o sinal e consegue identificar manchas de óleo ou lixo. Além disso, ele funciona como um radar meteorológico, permitindo a identificação da chegada de chuvas. Além disso, também faz a interpretação dos sinais de AIS (Automatic Identification System) que os navios emitem, fornecendo a identificação do nome, localização, velocidade e curso da embarcação, o que permite o controle do tráfego marítimo em sua área de cobertura.

De acordo com Arthur, será possível reconhecer em tempo real quando uma mancha de óleo ou lixo estiver passando por determinado local, permitindo uma atuação mais efetiva das companhias de limpeza – Comlurb ou Clin – ou das agências competentes. “Isso evitará a chegada dessas manchas ou detritos à margem e a consequente poluição das praias”, afirma.

Fabricado por uma empresa japonesa, o radar tem um raio de ação que vai da boca da Barra à ponte Rio-Niterói. Além disso, o equipamento poderá identificar a formação de frentes de chuva em tempo real. Essa informação poderá ser usada para alertar a defesa civil para a ocorrência de chuvas mais intensas sobre a região metropolitana do Grande Rio. Outro detalhe importante, segundo ele, é que a identificação das manchas de detritos permitirá um estudo de avaliação do seu ponto de origem, da sua dispersão, assim como do cálculo da quantidade total de resíduos exportado pela baía para o mar aberto.

A iniciativa faz parte da busca pela integração e fortalecimento mútuo entre as instituições federais de ensino no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação e envolve os docentes da UFF, Arthur Ayres Neto e André Belém, do curso de Engenharia Ambiental, além do pesquisador Fábio Hochleitner, vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), da UFRJ. “A parceria entre as instituições é promissora. O Lamce tem grande interesse em aplicações nas áreas de meteorologia e oceanografia, enquanto o Lagemar se interessa por aplicações em hidrografia. É um casamento perfeito”, ressalta Fábio Hochleitner.

Radar Banda-X

Instalado a 15 metros do solo, no telhado da Geociências, o radar, de 3,5 metros de comprimento, emite pulsos de ondas eletromagnéticas para a superfície da água, que são refletidas em rochas ou embarcações e retornam ao equipamento. As informações geradas por meio de computação de alto desempenho e modelos matemáticos possibilitam a definição de parâmetros, como dados sobre ondas e correntes, dispersão de vazamento de óleo e monitoramento de precipitação. Neste primeiro momento, o equipamento permite apenas a identificação “de uma mancha de lixo”, mas o que se pretende é desenvolver um procedimento que permita diferenciar o tipo de lixo (garrafa PET, plantas, madeiras, etc.).

O professor relembrou também que, há poucos dias, foi realizado na UFF o 1º Workshop de Tecnologia de Radar Aplicada a Meteo-Oceanografia e Hidrografia, cujo objetivo foi apresentar as diversas possibilidades do radar e buscar parceiros que possam investir financeiramente na manutenção dos equipamentos. Alguns potenciais parceiros, como Ibama e a Marinha, já mostraram interesse em participar da parceria. Na ocasião, o evento reuniu um total aproximado de 70 pessoas, entre pesquisadores, alunos, representantes de agências reguladoras e empresas como Ibama, Marinha, Porto do Açu, Petrobrás e Embraer.

De acordo com o meteorologista e pesquisador do Lamce, Fabio Hochleitner, o equipamento pode ser instalado em vários pontos da costa brasileira, em virtude de sua portabilidade e versatilidade, podendo ser posicionado em uma série de locais, como montanhas, ilhas, embarcações ou até mesmo em plataformas de petróleo, o que cria assim uma rede integrada de monitoramento com os dados transmitidos via sinal de rádio ou satélites. No entanto, segundo Arthur, o ideal é que essas parcerias permitam a aquisição de outros sistemas de radar para que a área de cobertura seja ampliada e o monitoramento ambiental e da navegação seja ainda mais amplo.

Atualmente, o detrito flutuante da Baía de Guanabara é contido por meio de ecobarreiras instaladas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde julho de 2016, o sistema já barrou 13 mil e 600 toneladas de resíduos. Com a entrada em operação do equipamento e a parceria com as agências reguladoras, é esperado um aumento da eficiência na coleta. Atualmente, o recolhimento é feito em horários pré-determinados sem saber se existe ou não o lixo. Com o monitoramento do radar, a mancha de resíduos pode ser identificada e monitorada antes de chegar à boca da barra, fazendo com que essas embarcações sejam acionadas no momento de maior concentração de lixo flutuante.

Com a implantação do radar, outro objetivo importante será alcançado: o treinamento de recursos humanos para operar os equipamentos e proporcionar a criação de soluções mais confiáveis. A Marinha, por exemplo, já demonstrou interesse em que a Coppe-UFRJ e a UFF desenvolvam cursos específicos nesta área, inclusive para treinamento de pessoal da própria armada.