UFF sedia reunião dos reitores da Direção Executiva da Andifes

No dia 04 de setembro, a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu na Universidade Federal Fluminense a convite do reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para discutir a conjuntura nacional e a estratégia pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais para o restante do ano de 2019. Além disso, o presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva (reitor da UFBA), e o vice-presidente Edward Madureira Brasil (reitor da UFG) participaram da sessão deliberativa do Conselho Universitário da UFF.

No encontro, os reitores avaliaram os impactos diretos do bloqueio da verba de custeio no cotidiano das universidades, demonstrando preocupação com a demissão de milhares de prestadores de serviço terceirizados, dificuldade para pagar as contas de água e de energia e a impossibilidade de comprar material de laboratório.

Segundo o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a presença dos dirigentes máximos das universidades reforça a unidade necessária para manter em pleno funcionamento as universidades federais. “Foi um grande prazer recebê-los em nossa casa e poder abrir uma sessão do CUV com a fala do João Carlos. Elaboramos as próximas estratégias para apresentar ao Ministério da Educação os posicionamentos da comunidade universitária sobre o Future-se e reforçar a necessidade do desbloqueio das verbas de custeio imediatamente”.

O presidente da Andifes fez um pronunciamento na abertura da reunião do Conselho Universitário enfatizando a importância da unidade interna, tendo em vista o grave momento de restrição orçamentária que coloca em risco o sistema superior de ensino federal.

Estiveram presentes na UFF os reitores João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA), Edward Madureira Brasil (UFG), Margarida de Aquino Cunha (UFAC), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e o secretário executivo, Gustavo Henrique de Sousa Balduino.