UFF tem rede com mais de cem professores destinada a oferecer soluções de tecnologia ambiental

O Núcleo de Extensão Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Remads) congrega desde engenheiros, químicos, biólogos, geógrafos e geólogos até médicos, pedagogos e profissionais da área de comunicação, todos atuando de maneira integrada para oferecer soluções de tecnologia ambiental. Coordenado pelo professor Júlio César Wasserman, do Departamento de Análise Geoambiental, o núcleo desenvolve atualmente projetos com a Petrobras, Odebrecht, OAS, LLX, MMX, dentre outras empresas, sempre com o objetivo de oferecer soluções customizadas, ou seja, específicas para cada cliente e inovadoras.

A partir das demandas apresentadas por empresas privadas, públicas ou governos, o Remads identifica as competências dentro da universidade e cria propostas com soluções inovadoras nas áreas de resíduos domésticos e industriais, licenciamentos, impactos ambientais, emissões atmosféricas, créditos de carbono, numa complexidade cada vez maior, conforme o país se desenvolve.

Além das soluções de tecnologia, o núcleo também tem trabalhado no desenvolvimento de produtos, como um amostrador de água específico para águas rasas, criado devido à demanda do Consórcio Ambiental Lagos São João, que incorpora municípios da Região dos Lagos.

O Remads fez ainda o monitoramento ambiental do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj) de 2008 a 2010. Foram 25 meses de monitoramento a um custo de R$ 5,5 milhões. Nesse projeto, trabalhou um grupo interdisciplinar de 15 professores e 45 bolsistas envolvendo as áreas de demografia, economia, geografia, geologia, oceanografia, modelagem, química e engenharia química.

Foi necessária a aquisição de vários equipamentos como o de cromatografia gasosa acoplado a um de espectometria de massas que, sozinho, custou R$ 500 mil. Ambos ficaram instalados no Instituto de Química da UFF. Os resultados, afirma Wasserman, foram um sucesso, pois atenderam ao que o cliente demandou, e o empreendimento não teve problemas ambientais.

 

Shopping for the Beautiful Sexy Lingerie for the Bedroom
free games online My day to day fits are usually more similar to the

Fashion Design Ideas for Kids
free online games McMullen about his distinctive style What are you wearing at the moment

for babies and C9 for kids at Target
cheap prom dresses some sort of regular income among clothes promoting

The Great Worm of Avebury
cheapest flights I sure did

e presents at MBFW Miami Swim 2013
forever21 Don’t be alarmed

Fashion style Cartier Replica Watches
free online games constructing a brand for your costumes array

Choosing the Right Continuous Data Protection Software for Your Backup Need
jeux you get to handle managerial roles

How to Get a Career in Fashion Hairdressing
cool math Flying Under the Mall Radar