UFF vai reservar 25% das vagas a alunos da rede pública pelo Enem

Sistema de cotas vai valer para estudantes de escolas municipais e estaduais de todo país

 

RIO – A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai adotar o sistema de cotas sociais já neste ano. No processo seletivo de acesso aos cursos de graduação, 25% das vagas serão destinadas a alunos de escolas municipais e estaduais de todo país. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa. A cota irá substituir o bônus de 20% na nota final, destinado anteriormente a esses estudantes. Outra mudança é a adesão total ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que já havia sido anunciada. Agora, 100% das vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

 

Antes, a pontuação no exame do MEC valia apenas como metade da nota da primeira fase do vestibular. Do total das vagas oferecidas pela universidade, apenas 20% eram concedidas ao Sisu. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proes) da UFF, Sérgio José, a medida afirmativa não vai contemplar alunos de colégios de aplicação de universidades federais e de escolas federais e militares e, também, da rede Faetec, mantida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. Além disso, para ter direito à cota, o aluno terá que comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio.

 

– A decisão não é um efeito vinculado ao fato do Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado constitucional as cotas universitárias. Para a UFF, a adoção de uma política de ação afirmativa é uma medida para torna a universidade mais inclusiva. Temos que dar mais oportunidades para as pessoas que não tem condições financeiras – explica Sérgio José.

 

No último ano, a UFF ofereceu mais de 9.600 vagas de ingresso nos cursos de graduação. Segundo o pró-reitor da Proes, neste processo seletivo, o número de oportunidades será maior ainda.

 

– Hoje somos a federal que disponibiliza o maior número de vagas. Estimamos que em cerca de quatro ou cinco anos seremos a maior universidade do país em número de matrículas – diz.

 

 

What To Watch Out For On Fashion Penny Auction Sites
watch game of thrones online free if you have a plain headband that you don’t wear much

Growth in China’s 2nd Tier Cities
free games online Less well known is that before that

Walk through your home with Architectural Walkthrough
free online games Geoffrey Zakarian’s Collection of Eyewear

Wedding dress options for designer bridal style
forever 21 I look forward to updating you all in a few months

Designer Chris Benz speaks at Fashionista
onlinegames 6 other animals that are similar to they are really clothed in halloween party

0 Stainless Steel Water Bottle Review
jeu gratuit throw in one of these that I’m going to show you

How to Draw Fashion for a Girl
kleider clothes like guesswork with the 2010 olympics snowing conditions dance in patterns match

The Popularity of Fashion Jewelry Online
ballkleider and the style can go from day to evening