UFFS cria comissões para verificar autodeclaração étnico-racial em processo seletivo

Os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas selecionados para matrícula em cursos de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) devem ficar atentos: uma das etapas do processo seletivo 2018 é a análise do candidato para verificação das autodeclarações raciais e indígenas. O objetivo é que não haja fraudes contra a política de reserva de vagas da Instituição.

Para isso, foram criadas comissões institucionais nos seis campi da UFFS. Essas comissões farão, no momento da matrícula, uma análise fenotípica dos candidatos. O pró-reitor de Graduação explica: “essa análise consiste na observação dos traços físicos do candidato, como textura do cabelo, formato do rosto, dos olhos, do nariz, da boca e, claro, cor da pele. A comissão buscará a identificação de traços que confirmem que o candidato se enquadra no grupo étnico-racial dos negros, no caso dos candidatos autodeclarados negros ou pardos”, detalha João Alfredo Braida.

Somente os candidatos inscritos nas modalidades L2, L6, L10 ou L14 (modalidades quer preveem a autodeclaração) convocados para matrícula é que serão submetidos à entrevista realizada pela comissão. O resultado quanto à homologação ou não homologação da autodeclaração será publicado por meio de edital em até cinco dias após o encerramento das matrículas da respectiva chamada.

No caso de não homologação da autodeclaração o candidato pode protocolar recurso junto à Secretaria Acadêmica em até dois dias úteis a contar do primeiro dia útil posterior à data da publicação do edital com o resultado da análise. O pedido de recurso deve ser instruído com requerimento fundamentado, acompanhado documentos que contenham elementos capazes de reverter o parecer inicial.

O recurso será analisado por uma comissão que publicará edital de resultados no prazo de 2 dias úteis contados do final do prazo recursal. Caso o resultado do recurso seja favorável o candidato terá sua matrícula efetivada automaticamente.

Mais informações sobre o processo de homologação da autodeclaração podem ser obtidas no edital do Processo Seletivo 2018 (Edital Nº 1102/GR/UFFS/2017), publicado no site da UFFS, www.uffs.edu.br.