UFFS, HRO e Unochapecó firmam convênio para residências médicas

IMG_9555Em mais um passo histórico em sua trajetória, a UFFS assinou na manhã desta segunda-feira (18) um convênio tripartite, entre a Instituição, o Hospital Regional do Oeste e a Unochapecó. O objeto do acordo é o oferecimento de sete residências médicas em Chapecó.

A partir dessa assinatura, a UFFS gerenciará academicamente, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coreme, os programas de residências médicas que funcionam no HRO, custeando, através do Ministério da Educação, as bolsas de estudos dos residentes. A Unochapecó, por outro lado, custeará as bolsas dos preceptores e do coordenador geral dos programas. O HRO e a Unochapecó também são membros da Coreme da UFFS, o que garante a continuidade futura dessa parceria.

Para o reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, esse é um momento importante para o cenário educacional do Oeste de Santa Catarina. “São três grandes instituições unidas em prol de um mesmo objetivo: o fortalecimento das áreas da educação e saúde da nossa região. Um dos principais compromissos da UFFS é com a região em que está inserida e sem dúvida uma parceria como essa projetará o Oeste de Santa Catarina como referência nessas áreas”, aponta.

O presidente da diretoria executiva do HRO, Severino Teixeira da Silva Filho, comenta que o convênio assinado confere subsídios tecnológicos e científicos para o desenvolvimento da educação e da prestação de serviços na área da saúde. “É um momento que me emociona, pois não é sempre que presenciamos a união de importantes entidades em benefício da sociedade, que, tenho ciência, é a maior beneficiada com a formação de profissionais da saúde altamente capacitados”, frisa.

Antonio Zanin, reitor em exercício da Unochapecó, afirma que a parceria é uma continuidade de outras já iniciadas. “Esse convênio fortalece as duas universidades e também o hospital e é o marco inicial de uma longa parceria entre as três instituições, assim como outras que já temos com o hospital e com a UFFS”.

Com o novo acordo, os seguintes programas passam a ser gerenciados pela UFFS, oferecidas no HRO: Cirurgia Geral; Cirurgia Geral R3; Clínica Médica; Ortopedia e Traumatologia; Anestesiologia; Pediatria; e Ginecologia e Obstetrícia. Ao todo, 35 residentes migrarão para a UFFS e receberão uma bolsa mensal no valor aproximado de R$ 3mil.

ASCOM – Universidade Federal da Fronteira Sul