UFFS implanta seu Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Laboratórios

Para promover um manejo seguro dos resíduos, atendendo à legislação sanitária vigente, a UFFS inicia nos campi o processo de implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Laboratórios. O Plano é uma obrigação legal instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para sua elaboração foi constituída uma comissão interna, formada por técnicos de laboratórios e profissionais de saúde, nomeada pela Portaria Nº 329/GR/UFFS.

Na aplicação dos planos, respeitando-se as diferenças entre os campi, estão descritas as ações que devem ser executadas no manejo dos resíduos, que envolvem procedimentos de minimização, identificação, acondicionamento, armazenamento, transporte e acompanhamento dos resíduos até a destinação final. As medidas têm como proposição desenvolver um ambiente seguro para a comunidade acadêmica e os profissionais terceirizados, assim como prevenir danos ao meio ambiente.

Conforme o chefe da Divisão de Gestão Ambiental, Rudinei Justi, a UFFS já possui empresas habilitadas que fazem o tratamento e a destinação final de resíduos. “O plano vem ajustar os procedimentos internos e atender às exigências técnicas de segurança. Os laboratórios da UFFS geram diferentes resíduos nas suas atividades, alguns deles perigosos (químicos e infectantes). Essas substâncias devem ser manuseadas com cuidado, a fim de evitar acidentes, e devem ter uma destinação final ambientalmente correta”, ressalta Justi.

ASCOM – Universidade Federal da Fronteira Sul