UFFS – Primeiro livro a ser publicado pela Editora da universidade está em produção

Sete meses após o início do recebimento de originais para publicação, a Editora UFFS está prestes a publicar seu primeiro livro. A publicação é do professor Maurício Fernando Bozatski e é a tradução de uma obra do filósofo Don Ihde: Tecnologia e o mundo da vida: do jardim à terra.

O diretor da Editora, Valdir Prigol, explica que o processo de aprovação de uma obra segue alguns passos, definidos pelo Conselho Editoral da editora. “Quando a obra dá entrada na Editora UFFS, primeiro fazemos a conferência, para ver se a obra atende aos requisitos mínimos estabelecidos como, por exemplo, se encaixar em uma das linhas de publicação. Também verificamos se a obra está revisada, se está no formato livro e não em formato de trabalho científico, entre outros pontos. Às vezes é preciso diversos contatos com o autor para ajustes antes de enviarmos a obra para o Conselho Editorial”, pontua.

Todos os encaminhamentos relativos à obra são realizados em reuniões do Conselho Editorial, que acontecem mensalmente. Após a conferência e entrada no Conselho Editorial, os membros indicam pareceristas (dois por obra), que têm um tempo médio de 45 dias para enviar um relatório sobre a obra. A partir do relatório dos pareceristas, um membro do conselho deve produzir um parecer, indicando a aprovação, ou não, da obra. Depois de todos esses passos, e em caso de parecer favorável do Conselho, o autor é contatado para a assinatura do contrato e, após, a obra entra em produção.

A proposição de Maurício foi a primeira a ser protocolada na Editora UFFS, em abril de 2017. O contrato para publicação da obra, em formato e-book, foi assinado em 17 de outubro.

Além da obra em fase de editoração, outras 14 obras tramitam na Editora UFFS. Duas obras estão em fase de relatoria no Conselho Editorial e outras três obras já estão em fase de assinatura de contrato com os autores e devem seguir para editoração em breve.

Como publicar um livro pela Editora UFFS

Qualquer pessoa pode submeter seu material para avaliação da Editora. O recebimento das obras é em fluxo contínuo e não é necessário ser servidor ou aluno da UFFS para submeter seus originais para apreciação do Conselho Editorial. O autor deve protocolar a obra na secretaria da Editora, que funciona junto à Diretoria de Comunicação da UFFS. A secretaria iniciará o fluxo previsto para publicação da obra.

A Editora UFFS publica, prioritariamente, e-books, de distribuição gratuita. No entanto, se houver financiamento por parte do autor para a impressão da obra, também é possível viabilizá-la. Todos os e-books publicados pela Editora UFFS ficarão disponíveis no site da Instituição.

Para outras informações, acesse a página da Editora UFFS.