UFFS – Projeto oferece oficinas de matemática para alunos da rede estadual

Oficinas são ofertadas no Colégio Estadual Vila Industrial, no Município de Laranjeiras do Sul (PR). 

Um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul oferta oficinas de matemática para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vila Industrial, no Município de Laranjeiras do Sul (PR). Um dos objetivos é estimular a percepção de alunos sobre a importância da matemática nas atividades do dia a dia, aproximando o conhecimento da realidade.

As atividades são desenvolvidas nas dependências do Colégio Estadual Vila Industrial, com vistas ao diagnóstico dos alunos com baixo rendimento na Prova Paraná, mapeamento dos conteúdos necessários diagnosticados na prova, utilização de metodologias criativas e diferenciadas de ensino para promover o aprendizado.

As oficinas são oferecidas no contra turno, um dia por semana. Conforme comenta o coordenador do projeto, Ronaldo Seramim “as atividades do projeto iniciaram em maio de 2019, atendendo inicialmente 20 alunos com dificuldades de aprendizagem. No segundo semestre estão sendo atendidos 15 alunos. No decorrer das atividades pretende-se avaliar o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos e atividades desenvolvidas. Além disso, buscamos incentivar os alunos da UFFS na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

Como forma de integrar os alunos participantes do projeto com a UFFS, na segunda-feira (3), os estudantes visitaram o Campus Laranjeiras do Sul para conhecer a estrutura física e obter informações sobre as atividades desenvolvidas do Campus. Participaram da visita 15 estudantes acompanhados pelo diretor do Colégio Estadual Vila Industrial, professor Diogenes Marcante Ribeiro, o coordenador Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bergler Bitencourt, e o coordenador administrativo do Campus e do projeto, Ronaldo José Seramim.

Estudantes do Colégio Estadual Vila Industrial acompanhados pelo Diretor Diogenes Marcante Ribeiro.

Conforme Seramim “a visita dos alunos à Universidade serve de incentivo aos estudos, bem como visa apresentar o Campus para potenciais futuros acadêmicos”.