UFFS realiza congresso internacional para debater políticas públicas de saúde

I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde será em Chapecó no mês de dezembro

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, o I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde: em defesa do Sistema Universal de Saúde.

O I CIPPS está dividido em três eixos: Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde; Educação e Formação em Saúde; e Saberes e Práticas de Atenção à Saúde. As temáticas foram definidas para orientar o planejamento e a organização do evento no intuito de integrar ensino e serviço.

Entre os grandes nomes que participarão como palestrantes do congresso está o ex-ministro da Saúde e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, José Gomes Temporão, que falará sobre “Resistência e Luta pelo Direito à Saúde”. Além de Temporão, também participa o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.

A presidenta do Congresso, professora Daniela Savi Geremia, explica a relevância do tema perante o cenário atual. “Estamos observando grandes retrocessos com relação aos direitos sociais. O SUS está enfrentando grandes ameaças com a privatização, através de diversos interesses dos mercados da saúde, com as mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), com a aprovação da Emenda Constitucional Nº 95, de dezembro de 2016, a qual agravará ainda mais o subfinanciamento da saúde pública. Tudo isso contribui para o desmonte do Sistema. É importante debater e, principalmente, promover reflexões sobre o SUS, pois o acesso à saúde está sendo cada vez mais prejudicado e limitado e quem sofre os maiores efeitos são os usuários diretos do SUS, que representam nada menos de 75% da população brasileira, dependentes da assistência e dos tratamentos.”

Daniela ainda frisa “é importante saber que o SUS pelo qual lutamos é o SUS como direito e não como mercadoria, ou seja, direito público, cidadania”.

O I CIPPS é organizado pela UFFS, pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES Núcleo Chapecó-SC), pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) e pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM) – Argentina. O Congresso acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.