UFG decide adotar o Enem

Universidade lança hoje edital para concurso do fim do ano. Inscrições vão até dia 14 de outubro

O edital do processo seletivo da Universidade Federal de Goiás (UFG) será divulgado hoje e as inscrições poderão ser feitas, a partir de amanhã, até 14 de outubro, somente pelo site da instituição. Diferente dos anos anteriores, vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão validadas.

Para este modelo de avaliação, serão oferecidas vagas dos cursos que, em outros processos seletivos, ficaram com 20% ou mais de vagas ociosas. Também para este semestre está previsto um novo curso de Licenciatura em Dança, em Goiânia, com 40 vagas.

A UFG vai destinar 15 das 40 vagas do curso de Letras/Libras a candidatos surdos, que vão fazer a prova apenas em Libras na primeira etapa e na redação. Contudo, estes candidatos deverão apresentar laudo médico comprovando sua condição.

As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 21 de novembro, e da segunda, nos dias 12 e 13 de dezembro. Para o processo seletivo de 2011, são oferecidas um total de 5.302 vagas: 3.348 para Goiânia, 904 para Catalão, 900 para Jataí e 150 para a cidade de Goiás. Quanto ao Enem, no processo deste ano, a média final do estudante será feita pela soma da nota da primeira etapa, a nota do Enem, normalizada de 0 a 90 pontos, e a nota da 2ª etapa. O uso da nota do Enem continuará sendo opcional e só será utilizada caso beneficie o candidato.

No ano passado, o uso do Enem foi vetado devido à alteração no calendário acadêmico, que adiaria o início das aulas para o final de abril de 2010. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da instituição. Outro fator que pesou na decisão do veto foi o vazamento de cópias das provas da gráfica onde eram impressas, que seriam aplicadas em todo o País.

Já os candidatos que escolherem curso dos Campus de Goiânia, que também seja oferecido nos demais espalhados pelo interior do Estado, que tenham vagas não preenchidas por inexistência de candidatos aprovados, poderão, no período de 19 a 21 de março de 2011, optar por serem convocados em 6ª chamada para matrícula numa dessas localidades.