UFG discute colaboração para beneficiar municípios goianos

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, recebeu nesta quinta-feira (14/02) o deputado estadual Antônio Gomide para conversar sobre como a UFG pode contribuir na solução de algumas demandas dos municípios goianos. De acordo com Gomide, muitas prefeituras sofrem com a falta de recursos para elaborar projetos essenciais, a exemplo dos planos de resíduos sólidos, e a universidade poderia colaborar oferecendo consultoria e desenvolvendo projetos específicos, além de aplicar nesses municípios, os projetos que já foram desenvolvidos em pesquisas de mestrado e doutorado. “Seria uma forma de a Universidade prestar mais serviços à sociedade goiana”, afirmou o deputado.

Favorável à iniciativa, o reitor Edward destacou que, em alguns países, esse tipo de parceria entre as instituições de ensino superior e os gestores públicos é uma prática comum. Ainda segundo Edward, a UFG tem desenvolvido algumas ações nesse sentido. Uma delas é o Convênio de Cooperação Técnica com as Secretarias de Estados da Saúde de Goiás, que como foco o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital para a melhoria da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

De acordo com o deputado Antônio Gomide, outro ponto de interesse para os municípios goianos são os cursos a distância oferecidos pela UFG. O reitor Edward pontuou que a experiência dessa modalidade de ensino na Universidade tem alcançado ótimos resultados. “Os municípios menores são beneficiados porque o estudante não precisa se mudar para cursar a faculdade. Além disso, muitos dos que estudam nas capitais não querem ir trabalhar no interior, por isso é interessante que os profissionais sejam formados no próprio município”, destacou. Na última segunda-feira (11/02), a UFG realizou a aula inaugural da Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental na modalidade a distância, com mais de 500 estudantes oriundos de 19 estados brasileiros.