UFG e Câmara dos Vereadores firmam parceria para Projeto Politizar

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Câmara dos Vereadores de Goiânia firmaram parceria nesta quarta-feira, 5/6, com o objetivo de continuar a realizar edições do projeto Politizar voltado para alunos do ensino médio das escolas do estado de Goiás na Câmara.  O Politizar é um projeto da Universidade Federal de Goiás, que simula as atividades parlamentares e jornalísticas, para que através de experiencias práticas, os participantes aprendam como fazer política na prática. A missão do projeto é aproximar a sociedade civil do sistema legislativo estadual, em prol de maior diversidade e o fim dos velhos vícios políticos. Essa parceria proporciona uma nova versão do projeto, criada para alunos de ensino médio, chamada Politizar na Câmara.

O projeto foi aprovado e assinado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e vereadores da câmara. Durante a cerimônia, em seu discurso, o Reitor destacou a importância da UFG para o Estado de Goiás, e ressaltou que a formação dos estudantes é essencial para a sociedade. “O Politizar é para qualquer estudante de Goiás, independente da Universidade”, afirmou o Edward, o que reforça que o Politizar é para todos, e o novo projeto não será diferente.

O presidente da Casa, Romário Policarpo, explicou seu interesse na parceria da Câmara com a UFG, com a justificativa de estimular a participação dos jovens na política. “Essa parceria é benéfica para Goiânia, transcende os interesses da Câmara Municipal. A Câmara é a casa do povo. Quando se traz jovens para cá, nós estamos pensando no futuro da nossa cidade, no futuro do nosso país”, expôs.

Para realizar uma educação política eficaz e de qualidade, a pluralidade e a representatividade são as principais pautas defendidas pelo projeto. O vereador Lucas Kitão participou em 2013 do Politizar, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, reforça a importância deste ideal. “O projeto me deu muita consciência e aprendizado. Abriu a minha mente sobre o parlamento, que é uma das casas que eu mais admiro do nosso sistema, justamente por ser a casa das diferenças, onde cada um tem suas opiniões”, contou.

Com essa aprovação, o novo projeto acontecerá no segundo semestre de 2019 e permitirá que os jovens estudantes aprendam mais sobre Câmara dos Vereadores e o Parlamento. Dessa forma, o projeto Politizar é a chave que proporciona um futuro grandioso não só para o sistema legislativo e executivo do estado de Goiás, mas de todo Brasil.