UFG firma parceria com Associação de Universidades Grupo Montevideo

UFG firma parceria com Associação de Universidades Grupo Montevideo

Em visita realizada nos últimos dias 27 e 28, representantes de associação de universidades latino-americanas conheceram a UFG e reforçaram acordo de cooperação

A Universidade Federal de Goiás recebeu, nos dias 27 e 28 de outubro, a visita do presidente da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), Darío Maiorana, e do secretário executivo do grupo, Álvaro Maglia. O objetivo da visita foi oficializar o convite feito à UFG para se integrar à AUGM.

Na oportunidade, a comitiva conheceu as instalações da UFG e reuniu-se com o reitor, pró-reitores e diretores de unidades, em uma extensa agenda organizada pela coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann de Aguiar.

A AUGM é uma rede de universidades públicas da região sul da América Latina, criada em 1991 com o propósito de formar uma rede de integração e cooperação educativa regional. Atualmente reúne instituições de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A UFG é a décima universidade brasileira a integrar o grupo, já composto pelas universidades federais de Minas Gerais, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Carlos e de Santa Maria e as universidades estaduais de Campinas e de São Paulo.

Durante as apresentações, o magnífico reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, fez questão de ressaltar a importância da AUGM no cenário da internacionalização acadêmica e na integração latino-americana.

A partir de 2011, uma série de programas de cooperação e de novos intercâmbios podem surgir entre a instituição goiana e nossas tradicionais vizinhas latino-americanas. Isso quer dizer mais conhecimento sobre a realidade da região e mais incentivo para os estudos das questões locais.

Compartilhar