UFG inicia capacitação para servidores do sistema socioeducativo

Foi realizada nesta terça-feira, 2/4, a aula inaugural da primeira turma do Projeto de Formação de Socioeducadores do Estado de Goiás, do período 2019-2020. A 4ª etapa da capacitação começa no mês de abril em Goiânia e terá outras turmas nas cidades que possuem unidades do socioeducativo. A carga horária do curso é de 70 horas/aula e estará disponível para os cerca de 700 servidores do sistema, dos quais 90% são efetivos. No total, já foram investidos nas capacitações mais de R$ 2 milhões desde 2008. O curso realizado em Goiânia será sempre às terças-feiras das 08h às 18h e cada módulo terá duração de 10 horas/aula.  

Na ocasião o professor Altair José dos Santos/Cepea falou sobre a importância das parcerias na execução dos cursos de formação do socioeducativo “Precisamos entender que o jovem está ali para ser socioeducado, temos que criar as condições para isso. Precisamos ampliar esse modo de pensar nos servidores, de que o adolescente está internado para passar por um processo de socioeducação e o curso é justamente a ferramenta para isso, além de formar o socioeducador para essa ação com o adolescente”, ressalta.

A capacitação terá duração de 24 meses e envolverá servidores em atuação em 10 municípios goianos. Os recursos foram pleiteados no ano de 2017, por meio de projeto capitaneado pela Secretaria Cidadã, em parceria com a UFG. O objetivo é realizar cursos, minicursos e palestras de formação e capacitação para os servidores que atuam em todas as unidades do sistema socioeducativo goiano, incluindo as que são geridas por Organização Social (OS).  Faz parte do projeto a formação básica de profissionais do socioeducativo, seguindo as referências do Programa Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3) e da Escola Nacional de Socioeducação (ENS). A capacitação terá 90 horas/aula. A execução do projeto será feita pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea), vinculado à Faculdade de Educação da UFG.

Na oportunidade houve a composição de uma Mesa de Abertura do Curso, que contou com ampla representatividade, estando presentes: a professora Flávia Cruvinel, Coordenadora de Cultura da Pró-Reitora de Extensão e Cultura; Ubirajara Ferreira representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social; Lueli Duarte, Diretora da Faculdade de Educação da UFG; Sandro Lacerda representando o Grupo Executivo de Apoio a Crianças e Adolescentes do Governo de Goiás (GECRIA); Bruna Xavier, Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude; Priscila Marques representando o Deputado Vinicius Cirqueira,  Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa; Márcia Antunes representando a Secretaria Estadual de Educação; Ana Maria Soares representando a Secretaria Estadual de Saúde e o professor Altair Jose Santos, Coordenador do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão do Adolescente da UFG (CEPEA-UFG).