UFG – Parcerias buscam fortalecer campanha “Estude em Goiás”

Seduce_reuniaoA Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Estado da Educação (Seduce) firmaram parceria para desenvolver ações integradas de fortalecimento das instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás, em especial da campanha “Estude em Goiás”. A reunião, realizada na quinta-feira, 28/03, na Seduce, contou com a participação de gestores das quatro instituições públicas: UFG, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

A secretária de Educação, professora Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, afirmou que dará total apoio à campanha “Estude em Goiás”, que tem por objetivo incentivar os estudantes do Ensino Médio a se inscreverem nos processos seletivos das quatro instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás: UFG, UEG, IFG e IF Goiano. Comprometeu-se também em colaborar na distribuição de material impresso da campanha nas escolas da rede pública estadual, dentre outras ações programadas.

A campanha possui site específico (www.estudegoias.com.br) com informações das quatro instituições, detalhando a relação dos respectivos cursos, suas formas de ingresso e de permanência e suas políticas de cotas. No mês de janeiro, a campanha nas redes sociais teve como foco o Sistema de Seleção Unificada – SISU. Nas próximas semanas, o foco será as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, além de outras datas importantes.  

O pró-reitor adjunto de Graduação, professor Israel Elias Trindade, ressaltou a importância da parceria com a Seduce para fortalecer e valorizar as instituições públicas de ensino superior, que são gratuitas, inclusivas e de qualidade. Além do projeto “Estude em Goiás”, ele pontuou alguns projetos e ações institucionais da Pró-Reitoria de Graduação da UFG que dialogam com as demandas dos estudantes do Ensino Médio, a exemplo do Espaço das Profissões, do Programa Bolsas de Licenciatura (Prolicen), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Israel Trindade também abordou a disposição da UFG em realizar ciclos de palestras de interesse das escolas estaduais.

A secretária afirmou que a ideia do ciclo de palestras é muito salutar e declarou que a Seduce participará ativamente das atividades programadas do Espaço das Profissões, que será realizado na UFG, em maio. E convidou as quatro instituições a participarem de um programa dirigido aos estudantes do Ensino Médio – o “Goiás bem no Enem”, que será veiculado na TV Brasil Central – TBC.

O secretário de Comunicação da UFG, professor Magno Medeiros, fez um breve histórico das ações recentes desenvolvidas pela campanha “Estude em Goiás” e ressaltou que a parceria firmada com a Seduce em muito contribuirá para o fortalecimento das instituições públicas do Estado. Lembrou que os reitores da UFG, da UEG, do IFG e do IF Goiano criaram recentemente o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (FIPES), cujo objetivo essencial é integrar e desenvolver ações estratégicas de interesse comum. Participaram da reunião pró-reitores de graduação, diretores de ensino, coordenadores e técnicos da área de educação e de comunicação das universidades e institutos e da Seduce.