UFG – Presidente da Ebserh visita Hospital das Clínicas

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima, visitou nesta segunda-feira (17/8), o Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG). A visita foi realizada com o intuito de conhecer as instalações e os serviços oferecidos pelas unidades que assinaram contrato com a estatal. Newton Lima foi recepcionado no auditório do Serviço de Dermatologia do HC-UFG pelo reitor da universidade, Orlando Amaral, pelo superintendente do hospital, José Garcia Neto, e pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

Diretores de unidades acadêmicas da UFG, servidores e chefes de unidades do hospital também acompanharam o momento. O superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, afirmou ter boas expectativas em relação ao contrato com a Ebserh para a gestão do hospital. “Já nestes primeiros seis meses de contrato podemos perceber uma melhoria em nossos índices hospitalares”, afirmou José Garcia.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, ratificou a fala do superintendente ao dizer que há anos o Hospital das Clínicas da UFG acumula uma dívida que tem barrado o desenvolvimento e a estruturação de seus serviços. “Com essa adesão esperamos resolver esse grave problema, pois a forma de destinação dos recursos para o HC será diferente daquela que era feita anteriormente”, comentou.

O presidente da Ebserh, Newton Lima, destacou que a estatal foi criada para reparar a precarização de mão-de-obra e de recursos materiais dos hospitais universitários. “A Ebserh não foi criada para privatizar esses hospitais, mas sim para consolidar o papel deles como os melhores centros formadores dos profissionais de saúde nas universidades federais e também garantir a prestação de serviços de saúde com qualidade aos usuários do SUS”, enfatizou. E completou: “A Ebserh irá substituir os funcionários terceirizados por funcionários concursados, acabando com o desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais serão investidos na ampliação dos serviços de saúde”.

Também estiveram presentes o deputado federal Pedro Chaves, o secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado e os pró-reitores da UFG de Administração e Finanças (Proad), Carlito Lariucci, e de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), Geci José Pereira da Silva.

Com a adesão ao contrato de gestão com a Ebserh, o Ministério da Educação (MEC) será o provedor de recursos para o pagamento da folha de pessoal dos hospitais universitários pertencentes à rede e para a reestruturação do parque tecnológico dos mesmo, por meio do Programa Nacional de Reestruturação de Hospitais Universitários Federais (REHUF). Já o Ministério da Saúde (MS) será o provedor de recursos para a estruturação e manutenção dos serviços de saúde nestes hospitais por meio dos gestores estadual e municipal. O HC-UFG realizará, no mês de setembro, seu primeiro concurso público pela EBSERH, com a oferta de 475 vagas para as áreas assistencial, médica e administrativa.

Parcerias
O reitor Orlando Amaral também citou a importância da parceria entre a bancada federal de parlamentares goianos e a UFG na reforma do hospital. A obra está em andamento e o projeto prevê a construção de 20 pavimentos, que contemplarão dois centros cirúrgicos, três pavimentos destinados às unidades de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, um pavimento de internação para transplantes, centro obstétrico, hemodinâmica e oito pavimentos de internação geral, que contemplará 600 leitos.
Reunião com presidente da Ebserh
Presidente da Ebserh visitou instalações do hospital que estão em reforma

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, acredita que a parceria será fundamental para a consolidação do papel do HC como campo de pesquisa, de geração do conhecimento e de uma sólida formação de profissionais de saúde da UFG. “O HC-UFG recebe muitos usuários do SUS encaminhados do interior ou até mesmo de outros estados do país para a realização de tratamentos de média e alta complexidade”, enfatizou o prefeito.

Fonte : Ascom/Hospital das Clínicas