UFG – Reitoria recebe Associação Down de Goiás

 _DSC4443.JPGO reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, recebeu na manhã desta sexta-feira, 22/3, diretores e membros da Associação Down de Goiás (Asdown), que apresentaram a demanda da criação de um ambulatório específico para atender a população com Síndrome de Down do Estado. Na ocasião, o professor se comprometeu que quando se reunir com o superintendente do Hospital das Clínicas para tratar da inauguração do novo prédio, já seja pensado um espaço para a criação deste ambulatório específico.

A professora Vanessa Santana, da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), explicou que as pessoas com essa síndrome possuem um cromossomo a mais e apresentam outras características como hipotonia muscular, deficiência intelectual e desenvolveram algumas patologias hormonais e visuais. Para Ana Maria Mota, presidente da Asdown, a criação do ambulatório seria uma conquista sem precedentes para o estado de Goiás. “É uma questão de vida. A criação é uma demanda diária dentro da associação e viemos trazer o pedido com muita ansiedade para que isso se torne uma realidade. Hoje vemos que cada dia há novos comprometimentos e precisamos de estrutura para atendê-los”, afirmou. Segundo ela, o ambulatório iria acompanhar o indivíduo desde o nascimento até a velhice.

A professora Vanessa participa da diretoria da Asdown e lembra que a UFG é parceria da associação há muitos anos, ela cita o projeto Digidown para alfabetização, além da Biblioteca da Asdown e Dançando com a Diferença que já mostram a parceria com a universidade.