UFGD desenvolve projeto de inclusão digital em escolas públicas

Em busca de oportunizar inclusão digital a estudantes de escolas públicas, que por ventura não tenham como frequentar cursos de informática, um grupo de acadêmicos da UFGD está desenvolvendo um projeto que pretende incorporar esses estudantes de vez ao mundo tecnológico.

Intitulado “Edição de imagens com software livre GIMP”, o projeto de extensão é um curso de informática de nível básico que possibilita ao usuário a edição, processamento e recuperação de imagens usando para isso o software GIMP. Foram ofertadas 30 vagas aos alunos do 8° e 9° anos da E. Estadual Abigail Borralho e 9° ano da E. Estadual Castro Alves e o curso, sob orientação da professora da Universidade Rosenilda Marques da Silva Felipe, acontece de 02 de setembro a 28 de outubro.

 As escolas que tenham interesse em participar podem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX-UFGD) para tentar fechar parcerias. Para 2018, já está em elaboração um projeto similar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, para atender a uma demanda maior de estudantes.

Os estudantes da UFGD que trabalham no projeto são Antônio Idalécio P. de Souza, acadêmico do 8º semestre de Engenharia de Computação e os acadêmicos do 2º semestre de Geografia, Idaiani P. de Souza e Antônio Iderlian P. de Sousa, o ministrante do curso.

 

Fonte: Ascom UFGD