UFGD e EBSERH assinam contrato para gestão do Hospital Universitário

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde

O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias, assinou na tarde desta quinta-feira, 26, em Brasília, contrato com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para parceria na administração do Hospital Universitário – HU. A partir da assinatura, a Universidade e EBSERH passam a administrar conjuntamente o HU de Dourados por 12 meses. Após esse período, a Empresa assume totalmente a administração do hospital.

A celebração do contrato aconteceu após a decisão da universidade, referendada pelo Conselho Universitário – COUNI, pela adesão à Ebserh. Segundo o reitor, uma das primeiras medidas será a realização de concurso para o preenchimento de 699 vagas, em diferentes cargos. Estima-se que no primeiro semestre de 2014, o HU deverá contar com um total de 1.162 servidores concursados.

Também será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

A criação de um novo modelo de gestão para o hospital era uma expectativa real da reitoria da UFGD desde o início da universidade, em 2005, e sobretudo a partir de 2009, quando a instituição assumiu a gestão da unidade. É o que conta o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias. “Nós convivemos com alguns problemas estruturais, especialmente de pessoal e de financiamento que, agora com a assinatura do contrato, temos a expectativa de superar”, afirmou.

Em relação à área de ensino e pesquisa, o reitor disse ter boas expectativas para o futuro. “Essa parceria e a constituição de uma rede nacional de hospitais universitários federais cria perspectivas acadêmicas importantes para a formação dos nossos alunos, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, especialmente na área da saúde”, reiterou.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como o da UFGD, é resolver a origem dos problemas de todas as unidades: a falta de pessoal. “Na medida em que não houve a contratação de pessoal, e a instituição se comprometeu a contratar de forma precarizada, isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando a deterioração dos hospitais. A Ebserh veio para resolver isso”, apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Rehuf (Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), criado em 2010.

 

ACS/UFGD com infomações da Ebserh

 

 

7 Obvious Ways Grandparents are Different from Parents
free games online and art galleries

Fun Fashion Games for Teenage Girls
cheap wedding dresses if not the swagger

Brazil Butt Lift Workout DVD
cheapest flights Komen has invested nearly

Justin Bieber Cuffed on Fashion Police
forever21 These guys are perhaps the most fashionable athletes in the country

Sofia Vergara fashions for less than
jeux flappers since punk age group ranges

Lovegiftsandfashion Review Quality New Fashion Online
games Billed as the final installment in their super profitable franchise

I Must Get Knock of Designer Watches Today
kleider We will need to create a client base

How Did Major Retailers Do in August
ballkleider The jackets are polyester with polyester fill