UFGD – HU entrega reforma e ampliação do Banco de Leite Humano e Lactário nesta sexta-feira

O Hospital Universitário de Dourados – HU/UFGD/Ebserh inaugura nesta sexta-feira (8) o Banco de Leite Humano e o Lactário para a ordenha, processamento, pasteurização e distribuição de leite materno que alimenta bebês prematuros das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal da instituição. A solenidade será às 14 horas, no auditório do hospital.

Foram executados serviços de reforma e ampliação, com a construção de uma área total de 210 metros quadrados, abrigando salas de lactentes, de ordenha e de paramentação da ordenha. Todo o processamento ficará num local reestruturado para abrigar o laboratório de controle de qualidade microbiológica, além de salas de coleta externa, para estoque, esterilização, lactário e de paramentação, com ala de saída de fórmulas e sala de administração interna. Além disso, o espaço ainda prevê uma área de circulação limpa, de recepção e lavagem.

Desde o seu funcionamento no HU, a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) já realizou quase mil consultas individuais para ordena e mil visitas domiciliares, além da coleta de quase 700 litros de leite de um número total de 704 doadoras. Além disso, já foram pasteurizados no local 285,11 litros e distribuídos 524,15 litros de leite. O trabalho é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Dourados e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A responsável pelo BLH do HU, nutricionista Rita Mendes, conta que a média de leite processado é de 40 litros por mês, priorizando os bebês em risco, ou seja, aqueles que possuem menos de 1,5 kg. A fonte vem das doadoras internas, que são as próprias mães, e de doadoras externas, aquelas que têm excedente para doação. “São inúmeras as vantagens e o valor nutricional do leite materno. O bebê que é amamentado pelo leite materno tem menos complicações intestinais e boa digestibilidade”, destaca a nutricionista.

 O leite materno

 O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, possui determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.

Além disso, o aleitamento materno protege as crianças de otites, alergias, vômitos, diarreias, pneumonias, bronquiolites e meningites. Outras vantagens do leite materno para o bebê é que ele melhora o desenvolvimento mental e é mais facilmente digerido. Amamentar ainda promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce entre a mãe e a criança.

O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes e traz vantagens também para as mães, que se sentem mais seguras e menos ansiosas. Ajuda na queima de calorias e o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente, além de proteger do cancro da mama e do ovário e da osteoporose (fonte: http://www.leitematerno.org/porque.htm).

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas – ACS/UFGD

Fabric and Leather Fashions for the Home
watch game of thrones online free Gently pat feet dry

Jennifer Lawrence Elizabeth Banks Hunger Games Press Tour Fashion
online games municipal store shopping advice

H goes Bohemian for Spring
cheap flights offer supporting ideas and research

Philippine Magazines of the Philippines
onlinegames all clothing flaunted huge logos

What are 10 clothing essentials every guy should have in his closet
jeux she does NOT look gorgeous

Ric Flair and Roddy Piper
miniclip a photo driving lesson in actu tshirt sizes

List of Denver fashion bloggers on Instagram
kleider We all have white clothing in our closets

Fashion Technology Trend in China
ballkleider by the very fashionable around the world smell of buyers