UFGD leva literatura indígena para escolas municipais de Dourados

Crianças das escolas municipais de Dourados estão participando de contação de histórias da literatura indígena. Ontem (05), os livros produzidos pelos mestres tradicionais e professores indígenas nas aldeias de Dourados foram levados pelos autores até a crianças da Escola Avani Cargnelutti Fehauer. A ação teve apoio também da Ação Saberes Indígenas na Escola, ka’aguy póra’i e guaiguingue.

A história foi contada pelas autoras, as mestras tradicionais guarani, na língua guarani e depois traduzidas para as crianças pela professora kaiowá Linda Morales. A iniciativa é da professora indígena Cristiane Aedo. A ação denominada Pequenos Leitores, Grandes Escritores está em desenvolvimento nas escolas Francisco Meireles e Professora Avani Cargnelutti Fehauer com o apoio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) e do Núcleo de Educação Escolar Indígena da SEMED de Dourados.

Um dos objetivos do projeto é diminuir o preconceito, aproximando as crianças dos anciãos indígenas, além de valorizar a língua guarani, divulgar a literatura indígena, estimular a leitura e a escrita das próprias histórias.

Durante a tarde, as crianças ouviram a história contada pelas próprias autoras, aprenderam novas palavras na língua guarani, dançaram e cantaram o guaxiré, dança indígena, além de aprenderem sobre a importância da conservação da natureza.

A coordenadora da ação em Dourados é a professora Teodora de Souza. Outras informações pelo e-mail: teodora.guarani@gmail.com