UFGD realiza Festival Internacional de Teatro em setembro

UFGD realiza Festival Internacional de Teatro em setembro

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), tendo como proponente o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (Idac), realizará, de 8 a 16 de setembro, o II Festival Internacional de Teatro de Dourados. Para viabilizar o evento, a UFGD ganhou o edital da Caixa Econômica Federal de Festivais de Artes Cênicas e ainda patrocínio da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

De acordo com os organizadores, quem ganha é a comunidade douradense e estadual, que poderão assistir grandes espetáculos internacionais (Espanha, Paraguai, Uruguai e Argentina) e nacionais (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Bahia).

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal, Parque dos Ipês, Parque Antenor Martins, aldeias indígenas, assentamentos rurais, universidades e escolas públicas e em diversos outros pontos da cidade.

Constará ainda na programação, a realização de palestras, oficinas, mesas-redondas, quando serão discutidas questões relativas às artes cênicas como veículo de comunicação de idéias e como fator de desenvolvimento social, econômico, educacional e cultural. A proposta é de que o II Festival Internacional de Teatro de Dourados estabeleça um marco definitivo de grandes eventos destinados à cultura no Mato Grosso do Sul.

Os Espetáculos contarão com a participação de grandes nomes do teatro contemporâneo brasileiro e internacional, em destaque o espetáculo de abertura com Antonio Nóbrega que uniu dois conceitos – aula e espetáculo – para fazer um relato de seu encontro com os artistas populares, principalmente os do Nordeste, base de suas referências artísticas.

A programação conta também com o grupo “La Mínima” e seu premiadíssimo espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos” entre muitas outros atrações que oferecem  diferentes linguagens das artes cênicas.
            
Os ingressos para o Festival serão oferecidos a preços populares, R$ 5 e R$10, para as apresentações no Teatro Municipal e nos outros espaços a entrada será gratuita, assim como os Diálogos, palestras e mesas-redondas. As oficinas terão custo de 20 reais e as inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Cultura da UFGD.

O Festival deste ano homenageia o dramaturgo brasileiro Augusto Boal, como forma de reconhecimento a sua imprescindível contribuição a cultura do mundo. Entre as grandes afirmações de Augusto Boal está de que “Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma”.

Ainda nesta semana a programação completa estará disponível no site www.ufgd.edu.br/eventos/fitdourados e mais informações poderão ser obtidas no fone 3411-3612 (Coordenadoria de Cultura da UFGD).

Compartilhar