UFGD recebe inscrições para mestrados

UFGD recebe inscrições para mestrados

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou o edital (Edital nº9/PROPP, de 26 de agosto de 2009) com os procedimentos para a seleção de candidatos para o Mestrado em Letras.o edital está disponível no endereço eletrônico http://www.ufgd.edu.br/facale/mestrado-letras .

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (Mestrado) estará com 20 vagas abertas, sendo 10 para a área de concentração em “Literatura e Práticas Culturais” e 10 vagas para área de “Linguística e Transculturalidade”. O início das aulas será no primeiro semestre letivo de 2010.

As inscrições podem ser feitas de 1º a 6 de outubro, com entrega da documentação necessária, do anteprojeto de pesquisa e do comprovante do depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), localizada na Unidade II da UFGD (Rodovia Dourados-Itahum, km 12 –Dourados).

A seleção será feita por meio de exame de suficiência em Língua Estrangeira (20 de novembro), prova escrita (27 de novembro) e entrevista (4 de dezembro) que consistirá no exame do currículo do candidato e na análise e discussão do anteprojeto de pesquisa.
A divulgação dos resultados está prevista para 11 de dezembro, as matrículas dos aprovados de 17 a 23 de fevereiro de 2010 e o início das aulas em 1º de março.

O Programa de Mestrado em Letras é recomendado pela CAPES/MEC e a  realização do Curso de Mestrado em Letras exige dedicação integral dos alunos às atividades acadêmicas.

Mais informações
Fone: (67) 3411-3909 (horário comercial)
E-mail: mestradoletras@ufgd.edu.br
Home page: http://www.ufgd.edu.br/facale/mestrado-letras

Agronomia

Os interessados poderão acessar o Edital na página da UFGD (www.ufgd.edu.br) no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Mestrado em downloads/edital 2009.

De acordo com o Edital nº 12 de 26 de agosto de 2009, a inscrição para participar da seleção pode ser feita de 1º a 30 de outubro, com entrega da documentação exigida, do projeto de pesquisa e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 110,00) na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, localizada na Faculdade de Ciências Agrárias, na Unidade II da UFGD, Rodovia Dourados-Itahum, Km 12.

Serão abertas 20 vagas para Mestrado e 15 para Doutorado e a seleção será feita por meio de análise de currículo lattes e da intenção de pesquisa (classificatória), prova escrita (eliminatória), prova de Inglês (obrigatória, não classificatória, não eliminatória) e defesa do Plano de Trabalho/Projeto de Pesquisa e do Currículo (classificatória).

O Cronograma prevê que de 16 a 20 de novembro será feita a análise do Currículo Lattes e Proposta de Trabalho/Projeto de Pesquisa; em 23 de novembro será a prova escrita e exame de compreensão de texto em Inglês; nos dias 24 e 25 de novembro será a defesa do Projeto de Pesquisa dos candidatos ao curso de doutorado e de 25 a 27 de novembro a defesa do Plano de Trabalho dos candidatos ao curso de Mestrado.

Os resultados devem ser divulgados em 11 de dezembro e a matrícula dos aprovados poderá ser feita de 17 a 23 de fevereiro.

Confira os temas do programa de pós-graduação:
ÁREA: FITOSSANIDADE
1. Princípios gerais de controle de doenças de plantas.
2. Controle químico de doenças de plantas.
3. Bases conceituais do manejo integrado de pragas.
4. Métodos de controle de pragas: vantagens, desvantagens e seu emprego nas principais culturas agrícolas do Brasil.
ÁREA: FITOTECNIA – GRANDES CULTURAS
1. Fatores a se considerar no planejamento e condução de uma atividade hortícola.
2. Fatores a se considerar no planejamento e condução de uma atividade
envolvendo culturas energéticas.
3. Fatores a se considerar no planejamento e condução de uma atividade
envolvendo culturas produtoras de grãos.
4. Fatores a se considerar no planejamento e condução de uma atividade
envolvendo culturas forrageiras.
ÁREA DE SOLOS
1. Acidez e calagem em solos sob cerrado.
2. Dinâmica dos elementos: Nitrogênio, Fósforo, Potássio no solo.
3. Efeito dos atributos físicos e produtividade das culturas agrícolas.
4. Manejo e conservação do solo.

Pós em Agronomia da UFGD
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia é autorizado e recomendado pela CAPES/MEC, com o conceito 4, triênio 2001/2003. A titulação conferida pelo Programa é de Mestre ou Doutor em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal (Diploma com validade nacional). 

O Programa tem entradas anuais, no primeiro semestre, e o prazo máximo para a conclusão é de 24 (vinte e quatro) meses para o Curso de Mestrado e 42 (quarenta e dois) meses para o Curso de Doutorado.

Mais informações
Fone 3411-3826
E-mail pgagro@ufgd.edu.br .

Edital nº 12 de 26 de agosto de 2009
http://www.ufgd.edu.br/fca/mestrado-agronomia/downloads/edital-2010.pdf

Compartilhar