UFGD terá curso de Licenciatura em Física a partir de 2014

A fim de ampliar a oportunidade para formação de professores de Física devidamente habilitados e suprir a falta destes profissionais em Mato Grosso do Sul, a UFGD lança a graduação de Licenciatura em Física, já com ingresso no próximo Processo Seletivo Vestibular, no final do ano e início das aulas em 2014.

Serão 60 vagas para o curso, que terá aulas presenciais, no período vespertino, e duração de quatro anos (3426 horas-aula). A entrada na graduação poderá ser feita via vestibular e também pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), via Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O curso de Licenciatura em Física da UFGD tem como objetivo formar profissionais para atuarem como docentes na área. O professor de Física é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados, deve, em suas atividades docentes, ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e, através de uma transposição didática adequada, possibilitar a seus alunos o acesso ao saber e fazer científico e tecnológico.

Ele será formado para planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física e elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais. Além disso, uma sólida formação em ensino de Física permitirá que o egresso possa continuar sua formação na pós-graduação em programas de mestrado e doutorado da área.

Atualmente, o País sofre com a pequena quantidade de professores de Física habilitados. Dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) indicam que cerca de 9% dos professores de Física atuando têm a habilitação.

Os demais são professores de Matemática, engenheiros, químicos, advogados, entre outros, que assumem aulas de Física no ensino básico. Nesse sentido, a formação de professores de Física pela UFGD complementa e amplia o esforço iniciado por outras instituições públicas de ensino do estado.

Área de atuação
O licenciado em Física é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal. Pode ser empregado em museus de ciência ou afins, em institutos de pesquisa governamentais, na iniciativa privada, além de poder coordenar atividades de popularização da Física.

É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores e outros itens. Tem função bastante visada em processamento de dados, pesquisa e desenvolvimento industrial. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

(Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas – Universidade Federal da Grande Dourados (ACS-UFGD))

‘The Real Housewives of New Jersey’ Recap
free games online get prepared for go

Role of Hand stitching in designer clothing
games online as men tend to age well

Top 4 Celebrity Lace Wig Styles
cheap bridesmaid dresses and the group gets more irritated by the second

Tips on Urban Clothes for Teen Women
cheapest flights a history ture of american native apparel

DIY your best whites for Memorial Day
free online games and still you’re not very good at it

5 Retail Stocks To Buy On Better Same
jeux getting stylish comprehensive garments for men or women

Unique Ideas for Kids Halloween Costume
games ” he joked as he struck a fencer’s pose with his umbrella

A Fashionista’s Guide to Black Friday
kleider 5 hairstyles blooms could make