UFJF abrirá nova consulta on-line para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

A UFJF vai substituir as audiências públicas para debater seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), previstas para a próxima semana, por um novo período de consulta pública on-line. A mudança acontece em função da suspensão das atividades no campus avançado de Governador Valadares, o que impossibilita a realização da audiência, até então prevista para o próximo dia 20. O encontro em Juiz de Fora aconteceria no dia 16, mas também foi cancelado para que seja dado tratamento igualitário a ambos os campi.

Todos – alunos, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa – estão convidados a colaborar com sugestões e observações, tendo em vista os nove eixos temáticos do plano. O plano elaborado até aqui está disponível para leitura neste link, e as contribuições poderão ser enviadas na próxima semana, entre os dias 14 e 22 de novembro.

Para o presidente da comissão responsável pela elaboração do PDI e vice-reitor da UFJF, Marcos Chein, a mudança não compromete o caráter de participação democrática do processo de elaboração do documento.  “Sabemos que o encontro presencial tem seu valor e sua particularidade, mas, considerando as circunstâncias deste momento, esperamos que a internet o substitua. O que buscamos com a mudança foi encontrar uma solução para viabilizar uma nova participação da comunidade dentro do prazo que nos foi dado pelo Conselho Superior (Consu)”, explica Chein.

A minuta do PDI que estará disponível para os participantes consultarem antes de enviarem suas sugestões contempla contribuições recebidas na primeira e na segunda etapa de consulta on-line e os dados coletados diretamente nas unidades acadêmicas, unidades administrativas e demais setores da Universidade. As novas contribuições serão devidamente analisadas pela comissão do PDI, que avaliará a possibilidade de inclusão das propostas elencadas na versão final a ser apresentada ao Consu para votação.

261 contribuições

A UFJF iniciou a elaboração do PDI ainda em 2014. Na segunda etapa de consulta on-line, encerrada em outubro, 261 contribuições foram colhidas, dentro dos nove eixos temáticos do PDI. A maior parte delas – 160, ou 61,5% – veio dos estudantes, seguidos pelos professores (43 propostas, 16,5% do total). A comunidade externa enviou 30 sugestões. Entre maio e junho, outras 99 contribuições já tinham sido recolhidas na primeira fase da consulta on-line, que contemplou apenas a comunidade interna.

Com status de planejamento estratégico, o PDI estabelecerá as diretrizes que vão nortear as ações da UFJF, bem como os objetivos e metas a serem alcançados pelas diversas unidades acadêmicas e setores administrativos nos próximos cinco anos. “Trata-se de um instrumento de orientação efetiva. Ao participar, comunidade acadêmica e sociedade civil estão contribuindo para o desenvolvimento da nossa instituição e, consequentemente, de toda a sociedade”, destaca Chein.

Assessoria de Imprensa – Universidade Federal de Juiz de Fora